Participação na Live SOS Federais

publicado: 29/05/2021 00h02, última modificação: 29/05/2021 18h28
Live1_portal.jpg

A reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos participou da live “SOS Federais: Cortes na Educação e Defesa das Federais", nesta sexta-feira (28.05). O evento, que teve início às 19h, também contou com a presença da reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, e do médico Thor Dantas.

A transmissão, organizada pelos DCEs da Ufac e Ifac, fez parte dos atos programados para o dia 29 de maio, que serão realizados em diversos locais do país e em defesa pela Educação. A condução da live foi feita pela presidente do DCE/Ifac, Liberdade Nascimento, e os representantes do DCE/Ufac, Danilo Lopes e Ulissys Bandeira.

Durante o evento, a reitora do Ifac destacou que os cortes previstos para o orçamento do Ifac têm afetado diretamente na expansão da instituição, como também no desenvolvimento de ações estudantis, além das atividades de pesquisa, extensão e ensino.

Live.jpeg

“A redução em nosso orçamento, ao longo dos anos, é de aproximadamente 60%. Uma diminuição que tem prejudicado muito a nossa expansão. Ainda somos jovens. Iremos completar 11 anos, no próximo dia 21 de junho, e essa redução de valores tem afetado o crescimento do Ifac”, destacou Rosana Cavalcante dos Santos.

Ainda durante a transmissão, a reitora do Ifac ressaltou que o trabalho de planejamento tem auxiliado o Ifac na condução das atividades, porém com os cortes previstos na LOA 2021, bolsas de pesquisa e extensão não poderão mais ser ofertadas, assim como também um possível retorno de aulas presenciais será inviabilizado.

Após a fala de Rosana Cavalcante dos Santos, Danilo Lopes destacou a importância do Ifac e Ufac caminharem lado a lado. “Nossas instituições precisam caminhar juntas, estar de mãos dadas. É muito importante defendermos nossa educação, a pesquisa, a ciência”.

Ulissys Bandeira reforçou que a fala da reitora do Ifac foi importante para a comunidade entender o funcionamento das instituições federais de ensino. “É importante que as pessoas compreenderem o quanto é gasto para se manter e se expandir uma instituição de ensino. O que a senhora nos relatou é um estado de catástrofe”.

Liberdade Nascimento evidenciou a importância do Ifac na vida dos estudantes do Acre e em seu dia a dia, como também ressaltou que para o ensino acontecer não basta somente um professor e uma lousa. “É importante lembrarmos também que a instituição possui uma estrutura para que a educação seja ofertada, para que os alunos se mantenham na instituição. O ensino não é somente colocar um aluno, um professor e um quadro numa sala de aula”.

Ao final, a reitora do Ifac agradeceu o convite e reforçou a importância da educação e das instituições. “Os institutos e as universidades são patrimônios, têm história, precisam ser valorizados e defendidos”.