Notícias
Reunião com Sesacre busca ampliar parcerias
Gestores da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) da área de tecnologia estiveram reunidos com a reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, na manhã da quarta-feira (08.09), no Gabinete Institucional, tendo como pautas a ampliação das parcerias existentes entre as duas instituições.
Na reunião, os gestores apresentaram as necessidades e buscaram o apoio do Ifac, através da Pró-reitoria de Inovação e Pós-graduação (Proinp), representada na reunião pela diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica, Herika Fernanda Montilha, e da Diretoria Sistêmica de Gestão de Tecnologia da Informação (DSGTI), cujo gestor Djameson Oliveira estava presente na reunião, para encontrar soluções para demandas na área de tecnologia da informação, redes e sistemas.
Estiveram presentes representando a Sesacre, Rafael Ganafiel, responsável pela Divisão de Sistemas Tecnológicos; Paulo Cavalcante, do Departamento de Tecnologia; Reuben Osório Fernandes, chefe do Departamento de Implantação de Sistemas; Marcel Menezes de Melo, chefe do Núcleo do Banco de Dados; e Muama Araújo, secretária Adjunta Executiva.
Dentre as demandas apresentadas está a necessidade do desenvolvimento de um sistema de gestão de prontuário eletrônico, e buscar o apoio do Ifac, através de parceria, para o desenvolvimento desse sistema, além de propor a realização de parceria de estágio para os alunos do Ifac, na área de tecnologia da informação. Segundo os gestores, a Sesacre tem um departamento na área de Redes e Sistemas para Informação e os alunos podem contribuir no desenvolvimento de sistemas para a gestão da saúde.
Outro importante tema da reunião, que ocasionou a sequência da reunião pela parte da tarde, na sede da Sesacre, foi o fortalecimento da parceria que ocasionou o desenvolvimento do aplicativo Previna, realizado por pesquisadores e alunos do Ifac, e que atenderia o Estado no início da pandemia da covid-19.
Na reunião na sede da Sesacre, e também durante a reunião no Ifac, os gestores agradeceram o desenvolvimento do aplicativo e informaram à reitora Rosana Cavalcante, que têm interesse de assinar contrato de transferência de tecnologia do aplicativo Previna para que a Sesacre possa administrar e realizar ajustes e atualizações necessárias para utilização do aplicativo.