Reitora e Pró-Reitor do Ifac participam de entrevistas e explicam cortes orçamentários

publicado: 06/12/2022 22h57, última modificação: 06/12/2022 23h39
Entrevistas (2).JPG

A Reitora Rosana Cavalcante dos Santos e o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Ubiracy Dantas, concederam entrevistas para a TV Acre e TV Gazeta, quando explicaram os cortes orçamentários realizados pelo Governo Federal, na semana passada.

A participação dos gestores na TV Acre ocorreu no JAC – 2ª Edição, durante a exibição do telejornal na sexta-feira (03.12) e, e na TV Gazeta, nesta segunda-feira (06.12), no programa Gazeta Entrevista.

Nas duas entrevistas, os temas foram o bloqueio e o confisco dos recursos do Instituto Federal do Acre (Ifac) e demais instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnologia (RFEPCT), além das universidades, realizados pelo Governo Federal.

Durante os programas, os gestores explicaram de uma forma simples e direta, as consequências advindas dos cortes, bloqueios e confiscos, para o fechamento do ano de 2022, como a falta de pagamento de benefícios de estudantes, como auxílio permanência, bem como de serviços terceirizados, como segurança e limpeza, além das contas de energia.

Outra dificuldade enfrentada pelo Ifac, é a falta de recursos para a realização de concurso público previsto para ser realizado em 2023, mas com abertura de edital ainda em 2022. O concurso público visa preencher cargos em várias áreas que a instituição atua e que necessitam ser preenchidos.

Entrevistas (1).jpg

Ubiracy Dantas enfatizou que a decisão do Governo Federal, também afetou a realização de eventos presenciais, como foi o caso do VII Congresso de Ciência e Tecnologia do Ifac (Conc&T), realizado de forma on-line, nos dias 21, 22 e 23 de novembro, devido à falta de recursos.