Reitora participa da Jornada Pedagógica do campus Rio Branco

publicado: 17/03/2022 20h40, última modificação: 18/03/2022 10h41
Fachada.jpeg

A reitora Rosana Cavalcante dos Santos participou, nesta quarta-feira (16/03), da abertura da XV Jornada Pedagógica do campus Rio Branco, que acontece até sexta-feira (18), de forma virtual, quando deu as boas vindas aos participantes. A Jornada Pedagógica teve também a participação da Pró-reitora de Ensino, Lucilene Acácio.

Em sua participação, Rosana Cavalcante fez questão de afirmar que era um momento de muita alegria pelo retorno presencial das aulas. E também disse da importância das Jornadas Pedagógicas, onde acontece o planejamento das atividades de cada campus para o semestre letivo. “Sempre faço questão de participar desses eventos, e neste em especial, com o retorno das aulas presenciais de forma gradual e seguro”.

A reitora também elogiou o diretor geral do campus Rio Branco, prof. Paulo Roberto de Souza, e a equipe gestora do campus, pela organização da XV Jornada Pedagógica.

Rosana Cavalcante também destacou a importância de todas as ações que foram realizadas pelo Ifac, e lembrou que a instituição nunca deixou de funcionar. “Estivemos trabalhando esses dois anos remotamente e hoje percebemos que todas as ações realizadas neste período foram exitosas”.

Jornada.jpeg

Ações na pandemia

A reitora Rosana Cavalcante lembrou que, no início da pandemia, em 2020, o Ifac se preparou realizando o planejamento das ações sejam capacitando servidores, realizando rodas de conversa e realizando ações de enfrentamento à pandemia, com ações administrativas, decisões emergenciais, não apenas administrativas, mas adotando também importantes decisões para o atendimento aos alunos. “Nossas ações foram feitas e compartilhadas com todos, inclusive com os alunos por meio dos grêmios estudantis e do DCE. Agora é continuar com as ações administrativas e focar no acolhimento do nosso estudante”.

No seu pronunciamento, a reitora Rosana Cavalcante parabenizou aos professores, pais e alunos pela perseverança durante a pandemia e destacou que o Ifac, através do Comitê Central de Prevenção e Acompanhamento da Ameaça do Coronavírus (Covid-19), produziu documentos, Instruções Normativas, portarias e regulamentos para proteger a todos. “Foi um desafio para justificar a sociedade que todos estávamos realmente trabalhando remotamente”.

Volta às aulas presenciais

Com relação aos campi, Rosana Cavalcante lembrou que, cada unidade tem uma realidade e destacou a importância do trabalho dos diretores gerais, de ensino, coordenadores de curso para construção de regulamentos que nortearam o trabalho durante a pandemia. “A participação de muitos servidores nos Grupos de Trabalho, especialmente dos professores do curso de Segurança do Trabalho, que se uniu em torno de um só objetivo, que foi garantir o funcionamento da nossa instituição”.

A reitora parabenizou cada gestor e cada servidor pelo comprometimento e disse que o retorno construído em um formato pensado nos protocolos de segurança, de forma gradual para preservar a saúde de todos, até chegar ao planejamento do retorno às aulas presenciais, de forma gradual e segura.

O planejamento do retorno presencial, com as fases discutidas com cada campus, foi lembrado pela reitora, que disse que o trabalho foi realizado de forma organizada, com muita responsabilidade pela Proen. “Este trabalho conduzido pela Pró-reitoria de Ensino durante o período da pandemia, foi muito importante, pois a equipe da Proen, liderada pela profa. Lucilene Acácio manteve reuniões com os diretores de ensino dos campi, semanalmente, e com os diretores gerais, planejando as ações que seriam desenvolvidas com o retorno presencial”.

Ao finalizar sua participação, Rosana Cavalcante destacou que o Ifac, durante a pandemia, passou pelo Recredenciamento por uma comissão do MEC e destacou a participação do Campus Rio Branco no processo e disse que o resultado é fruto de um trabalho coletivo, envolvendo gestão, servidores e alunos. “Mesmo enfrentando uma pandemia o Ifac obteve a nota máxima, principalmente quando as exigências são mais rígidas. Agora é comemorar a nota 5, após a publicação da portaria de homologação com nota obtida no recredenciamento. Essa vitória é nossa”, finalizou a reitora.