Notícias
Reitora recebe Comenda da Cruz do Mérito Amazônia da Academia de Ciências e Artes
A reitora Rosana Cavalcante dos Santos recebeu o diploma em aço escovado da Comenda da Cruz do Mérito da Amazônia, título concedido pelos Conselhos da Câmara Brasileira de Cultura e da Academia de Ciências e Artes durante o III Encontro de Notáveis da Amazônia em 10 de março deste ano.
A entrega do diploma ocorreu no Gabinete Institucional da Reitoria do Instituto Federal do Acre e foi realizada pelo presidente estadual da Academia de Ciências e Artes, Renã Leite Pontes, e pelo vice-presidente estadual Ronildo Araújo da Silva, com a presença da diretora sistêmica da Editora Ifac (Edifac), Kelen Gleysse Maia Andrade, que recitou o poema “Gostaria de lembrar”, de sua autoria.
A Comenda da Cruz do Mérito da Amazônia foi indicada por Renã Pontes, membro da Academia Acreana de Letras, e destaca o trabalho profissional e acadêmico da reitora. O diploma em aço escovado, com letras e brasão em alto e baixo relevo, representa o reconhecimento duradouro e valoriza a obra e o legado da homenageada.
Renã Pontes destacou que a comenda é o reconhecimento do trabalho profissional e acadêmico. “A Câmara Brasileira de Cultura e da Academia de Ciências e Artes reúnem personalidades que têm a capacidade de realização, e a indicação da reitora para receber a comenda valoriza o trabalho das duas instituições”.
A reitora expressou sua honra ao receber a comenda como representante da Educação e destacou seu compromisso com pesquisas em prol da Amazônia. Ela também enfatizou o estímulo ao espírito científico entre servidores e alunos do Instituto Federal do Acre.
“É uma comenda que recebi como representante da Educação, o que me deixa muito lisonjeada. E hoje, recebo este diploma que vai ocupar lugar de destaque aqui na Reitoria do Instituto Federal do Acre, pois ele representa minha trajetória na ciência e docência”.
Rosana Cavalcante fez questão de lembrar que todas as pesquisas que desenvolve é em prol da Amazônia e como reitora do Instituto Federal do Acre, tem atuado para fortalecer as ações de ensino, pesquisa e extensão. “Esta comenda representa todo o trabalho e a minha trajetória profissional, e contribui para estimular, incentivar e desenvolver o espírito científico, nos nossos servidores, outros docentes e mesmo os alunos. Então, eu me sinto muito feliz”.
Por fim, agradeceu ao presidente dos Conselhos da Câmara Brasileira de Cultura e da Academia de Ciências e Artes, Gualter Carrara Júnior, e aos representantes estaduais Renã Pontes e Ronildo Araújo da Silva pelo trabalho realizado em nome das instituições.