Reitoria do Ifac estabelece diálogo com representantes estudantis

publicado: 11/10/2024 19h32, última modificação: 14/10/2024 14h14
Reunião com membros de grêmios e do DCE foi realizada no formato híbrido para proporcionar a participação dos representantes do interior; Portaria foi assinada instituindo mesa de negociação
imagens_materias_capa_20241014_121330_0000.png

Nesta sexta-feira, 11 de outubro, representantes estudantis do Ifac estiveram reunidos com o reitor Fábio Storch de Oliveira e sua equipe de gestão. O objetivo da reunião foi estabelecer uma mesa permanente de negociação com representações de estudantes do Ifac, de forma a fortalecer o diálogo e acolher demandas locais. A reunião foi no formato híbrido para proporcionar a participação dos representantes do interior.

A reunião teve a participação da equipe de gestão da reitoria como pró-reitores e diretores sistêmicos e dos representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), o presidente João Bosco, Beatriz Spalaor e Vitória, além dos membros dos grêmios do Ifac em Tarauacá, João Pedro dos Santos, de Sena Madureira, Jeremias e da Transacreana, Ian Fausto que participaram por videoconferência.

IMG-20241014-WA0006.jpg

Na oportunidade, o reitor assinou a portaria que institui a mesa de negociação permanente com os representantes estudantis do Ifac, com a previsão de reuniões quadrimestrais.

Diálogo - O reitor garantiu que a equipe está à disposição dos estudantes e destacou a parceria que o DCE tem feito com a Diretoria de Assistência Estudantil (Dsaes) na divulgação dos editais para concessão de bolsas.

O presidente do DCE do Ifac explicou que a entidade busca combater a evasão dos alunos, por isso, entre as principais reivindicações está o aumento no orçamento do Ifac para que isso se reflita na melhoria da infraestrutura e no aumento dos auxílios estudantis. Ele apresentou algumas demandas prioritárias dos estudantes como o acesso aos materiais esportivos para treinar para os jogos universitários, um cronograma no pagamento dos auxílios e valores mais acessíveis nas refeições oferecidas aos alunos dos cursos superiores no Campus Rio Branco. Ele também pede o apoio da administração para ir até os campi do interior dialogar com os alunos dos cursos superiores.

Respondendo a algumas questões levantadas pelo presidente do DCE, Ubiracy Dantas da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodin), informou sobre novas obras e reformas de espaços do Ifac que serão anunciadas em breve e vão beneficiar os estudantes como a construção de refeitórios e reforma de bibliotecas. De acordo com o gestor, trata-se de uma política do Governo Federal de priorizar a estruturação destes espaços nas instituições de ensino.

Sobre o orçamento do Ifac, o reitor informou que está iniciando o diálogo com parlamentares para angariar recursos extraorçamentários e também com reitores dos institutos federais da região norte, que irão reivindicar com os parlamentares dos estados um aumento de 20% no orçamento das instituições.

Em resposta ao DCE, o pró-reitor de Administração (Proad), Claudemir Alencar, garantiu que o pagamento das bolsas é prioridade e que é feito assim que acontece o repasse do financeiro pelo governo. Sobre isso, o diretor de Assistência Estudantil (Dsaes), Edu Gomes, falou sobre algumas dificuldades enfrentadas no pagamento das bolsas de alguns alunos após a greve, tendo em vista que a diretoria recebeu denúncias de irregularidades por parte de alguns estudantes inscritos no programa que não estavam frequentando os cursos. Apesar disso, ele informou que o pagamento é feito regularmente entre os dias 1 e 10 de cada mês, conforme o repasse do financeiro pelo governo.

Sobre a concessão de alimentação escolar para todos os alunos, o diretor informou que essa medida exigiria uma implementação de 11 milhões de reais no orçamento do Ifac, sendo que atualmente, a Dsaes conta com 4,7 milhões para todas as ações de assistência estudantil que incluem os programas de auxílio permanência, monitoria, ajuda de custo para viagens, entre outras.

Finalmente, sobre a solicitação do DCE de que os alunos tenham livre acesso ao material esportivo, a pró-reitora de Extensão (Proex), Luana Melo disse que isso será possível, tendo em vista que o Ifac está adquirindo material para a realização dos jogos escolares e que este material será distribuído aos campi. Ela acrescentou que o Ifac está buscando dar mais apoio para a participação dos estudantes nos jogos universitários. Outra novidade é que a gestão pretende retomar os programas de auxílio Pró-Esporte e Pró-Cultura.

registrado em: