Plano de Garantia de Acessibilidade
1 - APRESENTAÇÃO
O Instituto Federal do Acre busca desenvolver suas ações considerando as singularidades, características biopsicossociais e perfil de aprendizado de seus alunos na busca de proporcionar uma formação integral, com o desenvolvimento acadêmico, profissional e psicossocial, que oportunize o exercício pleno de sua cidadania e a diminuição das situações de exclusão social vivida historicamente pelas pessoas com deficiência.
Dentre os conceitos relacionados à inclusão, a acessibilidade possui ponto de destaque, uma que está relacionada à possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de serviços, espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.
No intuito de assegurar o direito da pessoa com deficiência à educação, fundamentado nos princípios e diretrizes contidos na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU, 2006), Lei nº 13.146/2015, Lei nº 10.098/2000 e o Decreto n° 5.296/2004 e demais legislações pertinentes em vigor, o Ifac elaborou o Plano de Garantia de Acessibilidade, o qual busca colaborar com a implantação e implementação de políticas institucionais de acessibilidade e inclusão, por meio de previsões de ações que visam:
I. eliminar as barreiras arquitetônicas, urbanísticas, comunicacionais, pedagógicas e atitudinais ora existentes;
II. fomentar a participação e o desenvolvimento acadêmico e social de pessoas com deficiência;
III. promover a educação inclusiva, coibindo quaisquer tipos de discriminação;
IV. garantir a igualdade nas condições de acesso às atividades acadêmicas e administrativas;
V. proporcionar o atendimento prioritário e educacional especializado às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida;
VI. assegurar a flexibilização e propostas pedagógicas diferenciadas, viabilizando a permanência na escola;
VII. estimular a formação e capacitação de profissionais especializados no atendimento às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, com transtorno do espectro autista e outras necessidades educacionais específicas.
VIII. estimular a formação e capacitação do corpo técnico das áreas de engenharia e arquitetura responsáveis pela elaboração e fiscalização dos projetos e obras de infraestrutura e acessibilidade, assim como, dos profissionais das áreas pedagógica, de comunicação e de transportes responsáveis pela implantação das ações em suas respectivas áreas de atuação.
O Plano de Garantia de Acessibilidade é um detalhamento do Plano de Promoção de Acessibilidade a Pessoas com Deficiência e Políticas de Inclusão e Acessibilidade de Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas e de metas estabelecidas no PDI 2020-2024.
As ações previstas no plano devem ser planejadas de forma contínua e articulada, entre os setores envolvidos, a fim de priorizar as demandas de maior necessidade, e possibilitar o planejamento orçamentário, financeiro e demais recursos institucionais
2 - MARCOS NORTEADORES
As ações previstas neste plano foram definidas com base nas legislações vigentes que visam a inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência, assim como são instrumentos orientadores para as avaliações institucionais:
- Lei nº 10.098/94 - estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida e dá outras providências;
- Lei nº 10.436/02 - dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências;
- Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004 - institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes e dá outras providências;
- Lei nº 13.146/15 - institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência);
- Decreto nº 3.956/01 – (Convenção da Guatemala) promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência;
- Decreto nº 5.296/04 - regulamenta as Leis n° 10.048 e 10.098 com ênfase na Promoção de Acessibilidade;
- Decreto nº 5.626/05 - regulamenta a Lei nº 10.436 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras;
- Decreto nº 186/08 - aprova o texto da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e de seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque, em 30 de março de 2007;
- Decreto nº 6.949/09 - promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007;
- ABNT NBR 9.050/2020 - dispõe sobre a acessibilidade arquitetônica a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos;
- Decreto n° 7.611/2011 - dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências;
- Portaria nº 3.284/03 - dispõe sobre requisitos de acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências, para instruir os processos de autorização e de reconhecimento de cursos, e de credenciamento de instituições;
- ABNT NBR 16537:2016 Errata 2:2018 - dispõe sobre Diretrizes para elaboração de projetos e instalação de sinalização tátil no piso;
- Nota Técnica CGACGIES/DAES nº 16/2017 - novos instrumentos de avaliação externa: instrumento de avaliação institucional externa: presencial e a distância (IAIE); instrumento de avaliação de cursos de graduação - (IACG).
- Instrução Normativa nº 01/2019 - disciplina a utilização de recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva e visual na publicidade e nos pronunciamentos oficiais dos órgãos e das entidades do Poder Executivo Federal.
3 - PÚBLICO-ALVO E NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS
Em nossas políticas e ações institucionais são consideradas pessoas com necessidades educacionais específicas aquelas com:
I. deficiência, caracterizada por impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que, em interação com diversas barreiras, podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade;
II. altas habilidades/superdotação, caracterizadas por potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes;
III. transtornos do espectro autista, caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva; e
IV. transtornos funcionais específicos, como dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia, transtorno de atenção e hiperatividade entre outros.
Para o desenvolvimento de suas ações de inclusão desses alunos em âmbito institucional, o Ifac conta com a atuação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – Napne em todos os seus campi, os quais possuem o objetivo de apoiar e fortalecer as ações e estratégias de inclusão que colaborem para o acesso, permanência, participação e aprendizagem de alunos com deficiências e outras necessidades educacionais específicas, bem como disseminar a cultura da diversidade no campus.
O Napne é regulamentado pela Resolução Consu/Ifac nº 18/2019, e possui como competência:
I. a disseminação da cultura da inclusão no âmbito do Instituto Federal do Acre por meio de projetos, assessorias e ações educacionais, em parceria com as políticas de inclusão das esferas municipal, estadual e federal;
II. contribuir na implementação de políticas de acesso, permanência e conclusão com êxito dos estudantes com necessidades educacionais específicas;
III. estimular o espírito de inclusão na comunidade escolar, de modo que o estudante, em seu percurso formativo, adquira conhecimentos acadêmico, técnicos e científicos, e também valores sociais consistentes, que o levem a atuar na sociedade de forma consciente e comprometida;
IV. criar na instituição, a cultura da educação para a convivência, aceitação da diversidade, promovendo a quebra das barreiras atitudinais, educacionais, comunicacionais e arquitetônicas;
V. elaborar e implementar, em conjunto com os docentes, Coordenação Técnica Pedagógica - Cotep e Núcleo de Assistência Estudantil- Naes do campus, adaptação curricular e pedagógica capazes de promover habilidades e competências necessárias para a formação integral do estudante com necessidades educacionais específicas;
VI. articular e assessorar os diversos setores da instituição nas atividades relativas à inclusão dos estudantes com necessidades educacionais específicas, definindo prioridades de ações, aquisição de equipamentos, software e material didático-pedagógico a ser utilizado nas práticas educativas e;
VII. ofertar cursos de formação continuada para a comunidade acadêmica, com vistas à efetivação de práticas pedagógicas em Educação Inclusiva.
Além da existência do Napne em todos os campi, há o reconhecimento de todos os setores da Instituição como parte integrante do processo de inclusão, bem como a implementação de ações acessíveis em seus procedimentos.
4 - ACESSIBILIDADE E O INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
A acessibilidade é requisito fundamental nas diversas avaliações institucionais e de cursos a qual o Ifac é submetido ao longo do tempo. Nos diferentes instrumentos de avaliação é possível observar que a acessibilidade é analisada de forma ampla, envolvendo de documentos institucionais à práticas profissionais cotidianas.
Com base nesses documentos, é possível identificar diferentes formas de acessibilidades a qual a instituição precisa garantir para a efetiva inclusão de pessoas com deficiência, são elas:
- Acessibilidade Arquitetônica: tem como objetivo proporcionar mobilidade e autonomia para o aluno com deficiência motora.
- Acessibilidade Atitudinal: sua principal característica é colocar-se no lugar de outra pessoa sem se preocupar com as limitações e estereótipos.
- Acessibilidade Comunicacional: tem como intuito eliminar as barreiras comunicacionais interpessoais entre o aluno, o professor e o técnico-administrativo dentro das Instituições de Ensino Superior (IES).
- Acessibilidade Digital: tem como intuito eliminar as barreiras digitais que ocorrem nas plataformas de ensino web dentro das IES.
- Acessibilidade Pedagógica: é a preocupação com a metodologia utilizada pelo corpo docente. Assim, os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) deverão contemplar os pressupostos, filosóficos, legais e políticos da educação inclusiva, definindo estratégias pedagógicas que permitam o acesso do estudante ao currículo e sua interação na comunidade acadêmica.
Assim, a efetivação da inclusão no Ifac inicia-se com o alinhamento do tema em seus principais documentos, tais como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a Organização Didático-pedagógica e os Projetos Pedagógicos de Cursos, para que seja possível uma atuação articulada entre diferentes setores institucionais.
5- PLANO DE AÇÃO PARA GARANTIA DE ACESSIBILIDADE
O presente plano de ação se originou de estudos realizados por uma comissão multisetorial instituída pela Portaria Ifac nº 25/2017, denominada Comissão de Estudos das Condições de Acessibilidade do Ifac e submetida ao Colégio de Dirigentes da Instituição.
Inicialmente, foram elencadas as ações prioritárias e a execução tem sido estabelecida a partir das condições institucionais (orçamentárias, financeiras e de pessoal).
Desde 2018, firmou-se este Plano de Garantia de Acessibilidade, que será submetido a avaliação a cada dois anos, por meio de um grupo de trabalho para realizar o diagnóstico e avaliação da situação de acessibilidade institucional, planejando ações de acessibilidade física, comunicacional, informacional e atitudinal, tendo muitas das ações e metas, sido incorporadas ao PDI 2020-2024.
Com base nos estudos realizados pela Comissão de Estudos das Condições de Acessibilidade do Ifac, instituída pela Portaria nº 25/2017, o Ifac definiu o seguinte plano de ação para a garantia de acessibilidade para o período de 2018-2022:
EIXO 1: ACESSIBILIDADE DA INFRAESTRUTURA |
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Ação |
Previsão |
Responsável |
Verificar as condições de acessibilidade arquitetônica dos prédios dos campi e Reitoria do Ifac, atentando-se, às especificações em normas vigentes de acessibilidade e desenho universal. |
Dez/2021 |
PROAD DIRAI/Campi |
Adotar mecanismos para que, durante o processo de compra de móveis e equipamentos sejam garantidos que os mesmos atendam às orientações do Desenho Universal, e/ou são acessíveis às pessoas com deficiência, de acordo com as normas vigentes. |
Dez/2022 |
PROAD DIRAI/Campi |
EIXO 2: ACESSIBILIDADE PEDAGÓGICA |
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Ação |
Previsão |
Responsável |
Incentivar e apoiar o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão que trabalhem a temática da inclusão de pessoas com deficiência, bem como a participação de estudantes e servidores com deficiência como bolsistas e coordenadores de projetos de extensão. |
Contínua |
PROEN PROEX PROINP DIREN nos Campi |
Garantir nos processos seletivos de ingresso e permanência nos cursos regulares oferecidos pelo Ifac: I - atendimento preferencial à pessoa com deficiência. II - disponibilização de formulário de inscrição de exames com campos específicos para que o candidato com deficiência informe os recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva necessários para sua participação; III - disponibilização de provas em formatos acessíveis para atendimento às necessidades específicas do candidato com deficiência;IV - disponibilização de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva adequados, previamente solicitados e escolhidos pelo candidato com deficiência; V - dilação de tempo, conforme demanda apresentada pelo candidato com deficiência, tanto na realização de exame para seleção quanto nas atividades acadêmicas, mediante prévia solicitação e comprovação da necessidade; VI - adoção de critérios de avaliação das provas escritas, discursivas ou de redação que considerem a singularidade linguística da pessoa com deficiência, no domínio da modalidade escrita da língua portuguesa; VII - tradução completa do edital e de suas retificações em Libras. VIII- Disponibilizar profissionais de apoio à inclusão, tecnologia assistivas e/ou outros recursos necessários. |
Contínua |
PROEN PROINP DIREN nos Campi |
Proporcionar acervo acessível para os cursos de todos os níveis e modalidades, por meio de assinatura de biblioteca digital. |
Out/2021 |
COGEB |
Planejar e promover, em colaboração com outros setores da instituição, a formação aos professores para atuação em salas que tenham alunos com deficiência, de forma a colaborar para a flexibilização e adaptação do currículo, considerando o significado prático e instrumental dos conteúdos básicos, além de possibilitar ao professor o desenvolvimento de metodologias de ensino e recursos didáticos diferenciados e processos de avaliação adequados ao desenvolvimento dos alunos. |
Contínua |
DISGP PROEN DIREN nos Campi
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Verificar e garantir nos PPCs dos cursos oferecidos pelo Ifac a inserção de discussões e práticas inclusivas a serem executadas no andamento do curso. |
Contínua |
PROEN COTEPs Coordenação de Cursos |
Elaborar documento orientador acerca das ações a serem adotadas no atendimento de estudantes com necessidades educacionais específicas no Ifac, com vistas para inclusão, permanência e conclusão com êxito dos mesmos. |
jul/2021 |
COAIN NAPNEs
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Auxiliar e orientar os Napnes nas ações de inclusão nos campi, colaborando para a execução dos trabalhos com os alunos com deficiência e necessidades educacionais específicas. |
Contínua |
COAIN |
Disponibilizar apoio acadêmico, por meio de desenvolvimento de projetos de monitoria e tutoria envolvendo estudantes, docentes e técnicos administrativos, voltados para alunos com deficiência. |
Contínua |
DSAES PROEN |
EIXO 3: ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL E DIGITAL |
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Ação |
Previsão |
Responsável |
Elaborar documento orientador para a produção de documentos acessíveis no Ifac. |
Dez/2022 |
GABIN
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Instalar comunicação visual e tátil nos prédios do Ifac. |
Dez/2018 |
DSCOM DIRAIs |
Disponibilizar material, foto, vídeo, resolução, arquivo e publicações institucionais em formato acessível. |
Contínua |
DSCOM |
Garantir acessibilidade virtual dos sites, portais, sistemas web e Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA);
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Contínua |
DSGTI/DSCOM |
EIXO 4 : ACESSIBILIDADE ATITUDINAL |
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Ação |
Previsão |
Responsável |
Ao realizar congressos, seminários, oficinas e demais eventos de natureza científico-cultural atentar-se para a oferta de serviços, recursos e tecnologias assistivas que permitam a plena participação de pessoas com diferentes deficiências. |
Contínua |
Todos os setores |
Realizar acompanhamento psicossocial e pedagógico, através do Núcleo de Assistência Estudantil, em articulação com o NAPNE e COTEP de cada campus. |
Contínua |
NAEs NAPNEs |
Disponibilizar apoio financeiro aos estudantes com deficiência em situação de vulnerabilidade socioeconômica, utilizando-se dos critérios adotados no Programa Nacional de Assistência Estudantil; |
Contínua |
DSAES |
Organizar, em parceria com outros setores da instituição, ações que visem diminuir as barreiras atitudinais que dificultam a inclusão, permanência e êxito de estudantes com deficiência na instituição. |
Dez/2020 |
DSAES |
O presente plano de ação poderá ser alterado a partir da necessidade dos setores responsáveis, considerando demandas internas, condições e interesses institucionais, atualizações de normas nacionais ou institucionais, bem como, considerando alcance de novas metas e necessidades.
As propostas de alteração/sugestão podem ser encaminhadas pelos setores para a Coordenação de Ações Inclusivas, vinculada à Pró-Reitoria de Ensino, que realizará a análise e emitirá parecer. Se necessário, a proposta poderá ser submetida ao Colégio de Dirigentes.
Responsável: Coordenação de Ações Inclusivas - COAIN/PROEN
E-mail: proen.coain@Ifac.edu.br
Telefone: (68) 2106-6860