Notícias
Campus Tarauacá
Docentes do Ifac publicam capítulo sobre ensino remoto na pandemia
Os docentes do campus Tarauacá do Instituto Federal do Acre (Ifac), Muller Padilha (Administração), Dion Alves (Administração), Clebson Lucas de Souza (Agronegócio) e Tayson Teles (Economia), publicaram um capítulo no livro “A Educação em Tempos de Pandemia: expectativas, realidade e desafios". A obra publicado pela Editora Mares (Selo Libroe), do Rio de Janeiro, está disponível gratuitamente no formato de e-book (clicando aqui).
O capítulo é intitulado “O Ensino Remoto Emergencial (ERE) no Instituto Federal do Acre (IFAC) em tempos de Pandemia de COVID-19: ações, desafios, possibilidades, limitações e perspectivas”. No texto, os autores descrevem os principais eventos e ações ocorridos no Ifac entre o início da suspensão das aulas por conta da Pandemia de Covid-19 e o dia 14 de setembro de 2020, quando o IFAC deliberou por retomar as aulas de forma remota. O estudo tem como foco os atos normativos em relação à Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Segundo o professor Muller Padilha, o objetivo do texto é refletir descritivamente sobre as ações do Estado brasileiro em solo acreano, por meio do Ifac, em benefício da EPCT em tempos de Pandemia de Covid-19. “Ao problematizarmos sobre as ações estatais ligadas ao implemento de um ensino remoto em tempos de Covid-19 nas instituições da Rede Federal de EPCT, temos a possibilidade de refletir sobre nosso fazer docente, sobre nossas políticas, planos, projetos e programas de ensino, refletindo criticamente sobre a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação [TICs] no Ifac”, explica.
De acordo com o professor Dion Alves, o texto tem o objetivo de divulgar à comunidade acadêmica e científica brasileira e acreana que o Ifac não ficou inerte frente a pandemia, tendo realizado vasto planejamento até a decisão de retorno de suas aulas em formato não presencial”.
O estudo também fala das ações realizadas pelo campus Tarauacá, conforme comenta um dos autores, o professor Tayson Teles: “Houve muitas ações no campus Tarauacá. Por exemplo, os Núcleos Docentes Estruturantes [NDEs] de todos os cursos do campus realizaram reuniões e construíram Projetos Pedagógicos de Cursos [PPCs] adaptados à situação da Pandemia de Covid-19; Para engajar os alunos e evitar que eles dispersassem e/ou desistissem, o campus Tarauacá passou a realizar várias lives semanais pelo YouTube e pelo Instagram, com convidados de diversas profissões, a fim de incentivar os alunos”.
Os autores fazem parte do Núcleo de Pesquisas em Gestão e Negócios do Acre (NUPEGEN-Acre), grupo fundado em 2019 pelo professor Tayson e que conta com a participação de docentes e técnicos de vários campi do Ifac.
“Escrevemos o texto acreditando numa reinvenção, na superação de toda essa fase de Pandemia de Covid-19. Pensamos que, aconteça o que acontecer em relação ao ensino durante a pandemia, no Ifac, devemos sempre refletir sobre se estamos fazendo nosso máximo para promover uma educação pública, gratuita e de qualidade para nossos aprendentes. Devemos, também, cobrar das autoridades públicas na área da educação federal políticas públicas efetivas, ações práticas que nos ajudem enquanto professores, técnicos e estudantes nesse momento. Por certo, avaliamos que o Ifac está de parabéns em relação as suas ações. Percalços sempre vão existir, mas o importante é não ficarmos parados, garantindo, sempre, a saúde de todos nós, mas também nosso direito ao trabalho e à educação. Nesse contexto, a palavra da vez, na relação docente/técnico-aluno, é empatia. Devemos compreender as dificuldades de nossos alunos e entender que tudo é novo para eles também. Juntos, venceremos”, finaliza o professor Tayson.