Notícias
Campus Tarauacá
Neabi do Ifac/Tarauacá realizará mesa sobre as lutas das mulheres negras
O Instituto Federal do Acre (Ifac) Campus Tarauacá realizará na próxima terça-feira, 27, uma mesa redonda alusiva ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. O evento, organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) vai abordar as lutas, conquistas e experiências da mulher negra e será transmitido pelo Youtube, a partir das 15h. A mesa redonda contará com tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais, Libras, realizada pelas intérpretes do Ifac, Mesezabeel Rodrigues e Raimone Alves.
Participarão da mesa redonda, a coordenadora do Núcleo de Estudos Africanos e Afrodiaspóricos na Universidade Estadual de Goiás (UEG), Lorena Souza, a coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Ufac), Flávia Rocha e a coordenadora Municipal do Organismo de Políticas para as Mulheres de Tarauacá (OPMT), Socorro Araújo. A mediação será feita pelo professor do Ifac membro do Neabi no campus Tarauacá, Wellington Aragão.
O evento terá espaço para o debate, onde o público poderá enviar perguntas para as convidadas da mesa. Além disso, haverá emissão de certificado para os participantes que assinarem a lista de presença que será disponibilizada durante a transmissão.
O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, também é conhecido como Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. A data instituída no Brasil pela Lei nº 12.987/2014 é uma forma de reconhecer a força dessa liderança quilombola, que resistiu à escravidão junto a comunidade negra e indígena por quase duas décadas.