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11 anos do Ifac

Conheça as ações desenvolvidas pelo Ifac durante a pandemia

publicado: 25/06/2021 19h53, última modificação: 25/06/2021 19h53
Diversos projetos e atividades seguem sendo realizados pela instituição como forma de auxiliar estudantes, servidores e a comunidade nesse momento de pandemia
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Desde março de 2020, o Instituto Federal do Acre (Ifac) tem desenvolvido diversas ações, projetos e investimentos como forma de combate e prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). As atividades realizadas fazem parte do compromisso da instituição com estudantes, servidores e a comunidade, como forma de minimizar os impactos causados por esse momento de pandemia.

Dessa forma, como parte da campanha em comemoração aos 11 anos do Ifac, reunimos algumas ações realizadas nos últimos meses pela instituição. Veja abaixo o que o Instituto Federal do Acre já realizou e segue desenvolvendo para estudantes, comunidade e servidores:

Ações de combate e prevenção à Covid-19

Desde o início da pandemia pelo novo coronavírus, a Organização Mundial de Saúde (OMS), juntamente com órgãos de saúde e vigilância sanitária, destacam a necessidade da população se prevenir, visto que a Covid-19 é uma doença infecciosa e recém-descoberta. Dentre as indicações preventivas estão: uso de máscara, lavagem frequente das mãos com sabão, como também o uso de álcool em gel.

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Nesse sentido, o Ifac contribuiu diretamente para auxiliar a comunidade acreana nas ações preventivas. Exemplo disso são as produções e doações de máscaras, sabão líquido ecológico, sabão em barra biodegradável e álcool 70%. Os campi, juntamente com servidores e instituições parceiras, produziram e doaram todos esses produtos para a comunidade, estudantes, familiares e servidores.

Foram mais de 10 mil máscaras descartáveis, 1,6 mil litros de sabão biodegradável, 10 mil protetores faciais com tecnologia 3D, 400 litros de sabão ecológico e cerca de 100 litros de álcool 70%.

Ações para estudantes do Ifac

Diversas ações desenvolvidas pelo Ifac, durante esse momento de pandemia, tiveram e ainda têm como foco os mais de seis mil alunos da instituição. Em março de 2020, por exemplo, como forma de atender as recomendações dos órgãos de saúde e vigilância sanitária, como também para preservar a saúde dos estudantes, o Ifac suspendeu as aulas presenciais. Até o momento, as atividades acadêmicas seguem sendo desenvolvidas de forma remota.

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Outra ação, em prol dos alunos de cursos técnicos e superiores, foi a concessão do Auxílio Emergencial, que contemplou mais de 330 estudantes dos seis campi da instituição. O valor foi repassado para aqueles que se encontravam em situação de vulnerabilidade social, como forma de ajuda para alimentação e demais despesas que fossem necessárias.

Como suporte para as aulas remotas, o Ifac realizou a compra e distribuição de chips com pacote de dados móveis, atendendo mais de 900 alunos. O recurso tem contribuído para que os jovens sigam assistindo às aulas em formato remoto, como também desenvolvendo atividades acadêmicas de forma complementar.

Além disso, a instituição também fez a compra de mais de 830 chromebooks e modems para atender os estudantes que não contam com equipamentos tecnológicos em casa. Em breve, os itens começarão a ser entregues, em forma de empréstimo.

Ações para servidores do Ifac

Os servidores também têm sido atendidos pela instituição nesse momento de pandemia. Assim como os estudantes seguem desenvolvendo suas atividades acadêmicas em formato online, os docentes e técnicos administrativos do Ifac atuam em trabalho remoto desde março de 2020, devido ao momento de pandemia.

A decisão, que acompanhou as discussões propostas pelo Comitê Central de Prevenção e Acompanhamento da Ameaça do Coronavírus, ainda segue vigente. Além disso, para auxiliar os servidores, a Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas organizou normativas internas como forma de auxílio e suporte para o trabalho remoto.

Para os docentes, que seguem ministrando aulas e demais atividades acadêmicas de forma remota, o Instituto realizou capacitações como forma de auxiliar os profissionais e subsidiar a dinâmica de ensino nesse momento de pandemia.

Encontros online e palestras com temáticas direcionadas também foram promovidas pela Diretoria de Gestão de Pessoas (Disgp). As atividades, que seguem sendo desenvolvidas, reforçam o compromisso da instituição em atender técnicos administrativos e docentes com foco na qualidade de vida.

Outra ação foi a publicação de cartilha com dicas de saúde e bem estar, com foco no trabalho remoto. O material, que também pode ser acessado pela comunidade, foi desenvolvido pelas Disgp, em apoio com a Diretoria Sistêmica de Comunicação.

Ações e projetos para a comunidade

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Além das doações de produtos realizadas pelo Ifac, a comunidade tem sido atendida por meio de diversos projetos de extensão que seguem sendo executados pela instituição. Por meio de editais, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por exemplo, tem fomentado a realização de atividades nas áreas sociais, culturais e tecnológicas. São ações que seguem em desenvolvimento desde 2020, atendendo de forma diversa jovens, adultos, estudantes e servidores que atuam nos municípios de Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

Outra ação que beneficiou a comunidade acreana foi a criação do aplicativo Previna. O app foi resultado do Acordo de Cooperação entre o Ifac e o Governo do Estado do Acre, como também integrou as demandas solicitadas pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) para o combate ao Covid-19.

O software tinha como principal função o serviço de autodiagnostico que, por meio de perguntas direcionadas, que integram um dos aplicativos do Sistema Único de Saúde (SUS), auxiliava o usuário a chegar a um resultado de provável ou não contaminação pelo novo coronavírus.

O Ifac segue comprometido com as ações de prevenção e combate ao novo coronavírus. Por isso, tem trabalhado com foco nas recomendações e orientações de biossegurança propostas pelo Comitê Central de Prevenção e Acompanhamento da Ameaça do Coronavírus, e que direciona como a instituição deve proceder de forma prévia e posterior às atividades presenciais, quando retomadas.