Notícias
Dia Internacional de Combate à LGBTfobia
- Foto: Wenderson Sousa
Neste dia 17 de maio, o Instituto Federal do Acre (Ifac) apoia a campanha pelo Dia Internacional de Combate à LGBTfobia. Como uma instituição plural e inclusiva, o Ifac repudia toda forma de discriminação, seja de natureza racial, de gênero ou sexual.
Sobre a data
O dia 17 de maio marca a data em que a homossexualidade deixou de ser considerada uma patologia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Atualmente, a data representa a luta por mais igualdade e respeito à diversidade.
Diferente do termo homofobia, atualmente, o mais utilizado é LGBTfobia por incluir outros tipos de sexualidade, além de lésbicas e gays, os bissexuais, travestis e transexuais.
LGBTfobia é um conceito que abrange diversas formas de agredir pessoas que não são heterossexuais ou cisgêneras, seja verbalmente, fisicamente ou psicologicamente.
A data é importante especialmente no Brasil que é o país que mais mata LGBTs do mundo. Segundo um levantamento do Grupo Gay da Bahia, que há décadas pesquisa sobre o tema, só no ano passado, 237 LGBTs tiveram morte violenta no Brasil: foram 224 homicídios (94,5%) e 13 suicídios (5,5%).
Diante disso, o Ifac como uma instituição pública de educação apoia a campanha: "Por menos violência e preconceito; Por mais amor e respeito; Por igualdade e inclusão!"