Notícias
REITORIA
Sebrae apresenta Programa Inova Amazônia ao Colégio de Dirigentes
No último dia da 26ª Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes, realizada na quinta-feira (02.09), no auditório do campus Rio Branco, a equipe de gestores do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Acre (Sebrae/Acre) apresentou o Programa Inova Amazônia.
Estiveram presentes na reunião representando o Sebrae/Acre, o diretor de Administração e Finanças, Francinei do Socorro Lima dos Santos, o assessor da Diretoria, Tristão José da Silveira Cavalcante, a gestora do programa Inova Amazônia, Rosa Satiko Nakamura, e o consultor de Inovação, Vander Magalhães Nicácio.
A reitora Rosana Cavalcante dos Santos iniciou a reunião destacando a parceria que o Ifac tem com o Sebrae, através de ações conjuntas e que tem contribuído para o desenvolvimento da inovação e tecnologia no Acre. “Temos a grata satisfação de receber nosso grande parceiro, o Sebrae, para apresentar o programa “Inova Amazônia”, que como objetivo fortalecer a bioeconomia na Amazônia e fomentar o crescimento econômico com inovação aliado à conservação ambiental”.
Rosana Cavalcante disse que a ideia é juntar ciência e tecnologia para a geração de negócios com foco no uso sustentável dos recursos naturais, tornando os produtos amazônicos sinônimo de riqueza. “É mais uma excelente oportunidade para fortalecermos a parceria entre Ifac e Sebrae”.
Em seu pronunciamento, o diretor de Administração e Finanças, Francinei do Socorro Lima dos Santos, fez uma referência especial ao Ifac ao dizer que, para o Sebrae, era importante divulgar o programa na reunião de gestores da instituição. “O Sebrae vem ao Ifac porque nossas ações em parceria, foram extremamente positivas, e queremos a participação de alunos e docentes neste que é um dos maiores programas de incentivo à criação ou desenvolvimento de pequenos negócios”.
A apresentação do programa foi realizada pelo consultor de Inovação, Vander Nicácio, que disse que o Programa Inova Amazônia, através de edital oferece aos selecionados um curso de capacitação empresarial, com treinamentos e mentorias. “Podem se inscrever no programa ideias que usem insumos da Amazônia de forma sustentável para gerar um produto ou serviço de alto valor agregado”.
Vander Nicácio disse que os selecionados vão passar por um processo de pré-aceleração on-line para montagem do projeto do seu empreendimento. Na sequência, já na fase de aceleração, os participantes passarão por um processo de capacitação presencial ao longo de seis meses. Para que os selecionados possam se dedicar ao programa, o Sebrae vai oferecer bolsas.
Pautas e encerramento
Ainda pela manhã de quinta-feira foram apresentadas as pautas da Proinp, com os informes do VI Congresso de Ciência e Tecnologia do Ifac, e da Assessoria de Relações Internacionais sobre a Política de Internacionalização e Linguística do Ifac.
No período da tarde, a reunião teve prosseguimento com as pautas da Pró-reitoria de Ensino, que abordaram temas como a flexibilização dos calendários letivos 2021 e 2022; a apresentação da minuta da Portaria sobre Permanência e Êxito aos diretores gerais e a retomada gradual das atividades acadêmicas.
A 26ª Reunião do Colégio de Dirigentes, totalmente presencial, foi encerrada pela reitora Rosana Cavalcante, que agradeceu a participação dos gestores durante os três dias e o envolvimento de todos nas discussões das pautas.