Notícias
Extensão
Estudantes do Ifac seguem para etapa nacional do JUBs
Estudantes do Instituto Federal do Acre (Ifac) se classificaram para a etapa nacional do Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). O evento, que está programado para acontecer entre 18 a 25 de setembro, será realizado em Brasília e contará com a participação de alunos e alunas de cursos superiores de todo o país.
Para chegar à nacional, os estudantes do Ifac participaram dos Jogos Universitários Acreano (Juac 2022), que ocorreu entre os dias 01 e 07 de agosto, em Rio Branco. As disputas locais foram promovidas pela Federação de Desportos Universitários Acreanos.
A delegação do Ifac contou com 40 atletas, que disputaram as modalidades de futsal (masculino e feminino), voleibol (masculino), natação (masculino), taekwondo (masculino), tênis de mesa (masculino) e xadrez (feminino).
Além de atletas do campus Rio Branco, o Ifac contou com competidores e times dos campi Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Tarauacá, que foram acompanhados pelos docentes Fábio Paiva (Tarauacá), Victor Alab (Tarauacá) e Narciso Monteiro (Cruzeiro do Sul).
Veja abaixo os times e atletas do Ifac que ocuparam o pódio do Juac 2022:
- Natação: Raimundo do Nascimento Monteiro – campus Tarauacá (1º lugar);
- Taekwondo: Francisco Leandro da Silva Santos (Léo do Hip Hop) – campus Sena Madureira (1º lugar);
- Tênis de Mesa: Anderson da Rocha Freitas – campus Tarauacá (1º lugar);
- Xadrez: Maria Jannayna de Barros Torquato – campus Rio Branco (1º lugar)
- Futsal Feminino: campus Tarauacá (2º lugar)
De acordo com regulamento do JUBs, somente participarão da etapa nacional os atletas que ocuparam os primeiros lugares em cada modalidade. Dessa forma, estão classificados para a nacional, os estudantes do Ifac: Léo do Hip Hop, Anderson da Rocha Freitas e Jannayna de Barros Torquato.
Incentivo ao esporte
A Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio da Diretoria de Extensão e Articulação (Dieas) com a Sociedade e da Coordenação de Esporte e Lazer (Coel), mobilizou a participação do Ifac nos Jogos Universitários Acreano 2022. Para isso, foram realizados encontros com docentes e estudantes dos cursos superiores, reforçando a importância das disputas e práticas esportivas.
Conforme explica o pró-reitor, Fábio Storch, em abril deste ano, o Ifac recebeu líderes de entidades desportivas, como a Federação Pan-Americana de Esportes Universitário (FISU), Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Federação de Desportos Universitários Acreanos (FDUA) e o Departamento de Esportes da Secretaria Estadual de Educação.
“Durante esse encontro firmamos o compromisso de unirmos esforços para a realização dos Jogos Universitários 2022 e com grande felicidade tivemos a nossa instituição presente nas disputas com uma delegação de 40 atletas. Nesse momento, estamos trabalhando para que tenhamos a possibilidade de participar dos Jogos Universitários Brasileiros”, destacou Fábio Storch.
De acordo com a diretora da Dieas, Luana Oliveira de Melo, para que os estudantes pudessem participar da etapa estadual, a diretoria realizou um trabalho prévio para que os atletas fossem inscritos e também recebessem ajuda de custo para integrar as disputas em Rio Branco.
“Trabalhamos com a articulação para que os estudantes pudessem participar dos Jogos, desde as inscrições, até em conversas com a Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil, para que os estudantes dos campi Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Tarauacá enviassem atletas para disputar os jogos e pudessem receber de ajuda de custo”, afirmou a diretora.
Ainda de acordo com Luana Melo, outra ação foi a parceria entre o Ifac, por meio da direção geral do campus Rio Branco, e a FDUA, para que os jogos e cerimônia de encerramento acontecessem no ginásio poliesportivo da unidade. “Estamos muito felizes com a participação dos nossos estudantes nas competições, como também por termos exercido a extensão no Ifac”.
Segundo o coordenador de Esportes e Lazer do Ifaz, Schumacher Andrade Bezerra, foi gratificante ter uma delegação diversa durante a edição 2022 do Juac. “Ficamos muito empolgados com a quantidade de atletas que disputaram os jogos universitários e para 2023 já estamos projetando um número de participantes. Nós acreditamos que os nossos alunos participantes desta edição irão incentivar outros estudantes para o ano de 2023”.