Notícias
Campus Baixada do Sol
Publicado edital para eleição do Conselho do Campus Baixada do Sol
O Ifac Campus Baixada do Sol divulgou, no dia 9 de agosto, o edital da eleição para escolha dos membros do Conselho de Campus (Cocam) para o biênio 2022/2024. O processo eleitoral visa escolher membros titulares e suplentes dos segmentos de coordenador de curso, docente, técnico-administrativo em educação (TAE), discente e egresso.
São requisitos para ser candidato à representante no Conselho de Campus os servidores docentes ou TAEs efetivos, discentes devidamente matriculados em cursos regulares e egressos que tenham concluído o curso no Campus Baixada do Sol.
As inscrições para representante no Cocam estão abertas até o dia 24 de agosto. Para se inscrever, o candidato deve preencher e entregar o formulário disponível no anexo 1 do edital para a Comissão Eleitoral.
A lista de inscritos no processo eleitoral será divulgada no dia 25 de agosto e o período de divulgação das candidaturas e campanha será de 29 a 31 de agosto.
A votação ocorrerá no dia 1º de setembro, das 08 às 16 horas, nas dependências do Campus Baixada do Sol. Todos os servidores, discentes e egressos com vínculo ao campus podem votar. Os eleitores deverão se apresentar perante as mesas receptoras com documento de identificação com foto.
A divulgação do resultado da eleição acontecerá imediatamente após a contagem dos votos nos murais do campus e no dia seguinte por meio eletrônico no site do Ifac.
Clique aqui para acessar a página do edital
Os candidatos mais votados de cada segmento serão eleitos representantes titulares. Os suplentes serão classificados por ordem decrescente de classificação.
Sobre o Cocam – Em maio deste ano, foi aprovada uma nova resolução pelo Conselho Superior do Ifac na qual os Conselhos de Campus são criados e têm o regimento aprovado. (clique aqui para acessar a Resolução CONSU/IFAC nº 71/2022)
De acordo com o regimento, o Conselho de Campus é o órgão de caráter normativo, consultivo e deliberativo por delegação do Conselho Superior, no âmbito de cada campus, de forma a assessorar a Direção Geral, Administrativa e de Ensino.
A finalidade do Cocam é colaborar para o aprimoramento do processo educacional e zelar pela correta execução das políticas, no âmbito do campus, conforme competências estabelecidas no regulamento, concorrendo para que a instituição cumpra sua função social.
Algumas das competências dos conselheiros são participar das reuniões, contribuindo no estudo, nas discussões, na busca de soluções e consenso do Conselho; exercer o direito de voto nas tomadas de decisões; requerer votação de matéria em regime de urgência; proceder à indicação dos membros e coordenadores das comissões ou grupos de trabalho, entre outras.