Notícias
Campus Rio Branco
Ifac certifica mais microempreendedores do programa Qualifica Mais Progredir
O Instituto Federal do Acre (Ifac) realizou a última cerimônia de certificação do programa Qualifica Mais Progredir, na noite desta segunda-feira (19.12). O evento, que aconteceu no auditório do campus Rio Branco, contou com a participação de servidores, familiares e amigos dos novos profissionais.
Ao todo, 64 pequenos empreendedores receberam o certificado do curso de Microempreendedor Individual. A formação foi realizada entre os meses de outubro e dezembro, tendo como foco a formação para o planejamento e abertura de microempresas individuais, assim como o fomento ao empreendedorismo.
Representando os colegas de turma, Naira dos Santos Brasil e Valderlândia Geraldo da Silva receberam, simbolicamente, os certificados. Ao final da cerimônia, ocorreu a entrega da certificação aos demais alunos e alunas.
Simone Amorim de Oliveira, que concluiu o curso no campus Rio Branco, destacou o privilégio de representar a turma na cerimônia de encerramento. “Ficou muito feliz em representar todas as histórias de vida que foram compartilhadas durante o nosso curso. Tivemos aprendizados e trocas de experiências. Essa noite é muito especial, mas para turma 18 todas as noites foram especiais. Fomos uma turma que criou laços e que quero levar para a vida. Que sigamos na busca por conhecimento e mesmo que algo pareça difícil, nunca desista antes de tentar”.
Maria de Silene Bezerra dos Anjos, que participou do curso no campus Baixada do Sol, destacou que a motivação e os estudos contribuíram para a sua decisão em cursar o ensino superior. Durante seu depoimento, a nova microempreendedora destacou que já efetivou sua inscrição para o curso de Bacharelado em Administração, no Ifac.
“Aprendi muito com os professores. Cada um de vocês foram especiais e me senti muito motivada. Já comecei a aplicar o que aprendi ao longo das aulas e retornei para o meu trabalho como cabeleireira e manicure. Também tomei a decisão de fazer o curso de graduação em Administração, no Ifac. Quero parabenizar minha turma e o campus Baixada do Sol. Espero que mais cursos desse mesmo nível possam alcançar nossa comunidade. Obrigada a todos”, destacou Maria de Silene.
A reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, também integrou a cerimônia de certificação e ressaltou a importância do curso de Microempreendedor Individual. “Parabenizo e agradeço os professores e demais servidores que atuaram nesse programa Qualifica Mais Progredir. Sem o empenho e dedicação de vocês não seria possível chegar até aqui. Quero também parabenizar todos que concluíram a formação e hoje estão encerrando esse ciclo. Vocês estão trilhando o caminho certo e podem muito mais. Que vocês possam guardar na memória os dias que viveram no Ifac, pensando no melhor e em esperança para o futuro”.
A diretora de Direitos Humanos, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Rila Freze, representou o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom durante a cerimônia de certificação. Em sua fala, ela ressaltou o trabalho desenvolvido pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que foram os principais pontos de inscrição da comunidade no curso de Microempreendedor Individual.
“Como professora, acredito na educação, pois o conhecimento muda a nossa vida, abre portas, abre caminhos. Pela educação vamos superar as dificuldades. A educação é um direito humano e o Ifac está promovendo isso. Enquanto secretaria estaremos aqui para continuar com essa parceria. Esperamos que o conhecimento que todos adquiriram aqui, sejam aplicados no desenvolvimento de empreendimentos de sucesso. Que o Ifac continue sendo essa instituição que promove a dignidade humana”, afirmou Rila Freze.
Para o pró-reitor de Extensão, Fábio Storch, a adesão ao programa Qualifica Mais Progredir e oferta de vagas para o curso de Microempreendedor Individual refletem o compromisso do Ifac para com a sociedade.
“O Qualifica Mais Progredir representou mil novas oportunidades. Ao longo dos meses, ofertamos 500 vagas para Rio Branco e outras 500 vagas para Cruzeiro do Sul. Foi um programa de sucesso e com foco no futuro. Ficamos felizes quando ouvimos nossos alunos encerrando ciclos e engajados em projetos, no futuro, em sonhos. Esse é o papel do Ifac. Agradeço a parceria da Prefeitura de Rio Branco e também a todos os profissionais que atuaram junto conosco no desenvolvimento desse programa. Em nome da Proex, parabenizo todos vocês que hoje recebem essa certificação”, ressaltou Fábio Storch.
Coordenador geral do programa Qualifica Mais Progredir no Acre, Mário Sérgio Pedroza Lobão, também integrou a cerimônia de certificação. Em sua fala, ele afirmou que a emoção no momento de encerramento das atividades do curso motiva a instituição a seguir trabalhando em prol da educação.
“Mais de 60% dos nossos alunos e alunas do curso de Microempreendedor Individual concluíram as atividades e foram certificados. Isso é o reflexo da dedicação e empenho de cada um. Comemorem essa vitória e tenham certeza que este é o começo de uma nova caminhada. Além de ser um programa voltado ao empreendedorismo, o Qualifica Mais Progredir também foi a oportunidade para muitas pessoas retornarem às salas de aula. Isso, com certeza, será um motor para próximas fases de estudo”, declarou Mário Sérgio Lobão.
A cerimônia de certificação ainda contou com a participação do diretor geral do campus Baixada do Sol, Mário Jorge Silva Fadell, e o diretor geral substituto do campus Rio Branco, Diego Canizio Lopes, da coordenadora adjunta do programa Qualifica Mais Progredir, Suellen Cristina Enes Valentim da Silva.
Ao final do evento, o coordenador do programa no Acre, Mário Sérgio Pedroza Lobão realizou a entrega de cartas de agradecimento aos docentes e servidores que colaboraram com os trabalhos junto ao Qualifica Mais Progredir.