Reitoria

Parceria entre Ifac e Sepa prevê projetos para produtores rurais do Acre

publicado: 22/12/2022 13h55, última modificação: 22/12/2022 13h55
Dentre as ações previstas está a instalação de um escritório avançado da Sepa no campus Baixada do Sol
imagens_materias_capa - 2022-12-22T115359.253.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) e a Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa) assinaram, na última terça-feira (20.12), uma carta de intenções com objetivo de formular e implementar ações e projetos voltados para produtores rurais do estado. Desde o mês de novembro, as equipes do Ifac e da Sepa estão atuando na formulação da parceria, já pensando em programas futuros.

Dentre as ações previstas na parceria está a instalação de um escritório avançado da Sepa no campus Baixada do Sol. Localizada na região da Transacreana, a unidade do Ifac é hoje, no país, a maior da Rede Federal em extensão territorial. O espaço, que a partir de 2023 receberá novos alunos em cursos técnicos (integrados e subsequentes) e superiores, conta com 450 hectares e capacidade para receber mais de 1,2 mil estudantes.

image51.jpeg

“Essa é uma importante parceria para o Ifac, pois irá levar novos projetos e ações para os produtores rurais do Acre. Além disso, por sermos uma instituição de educação, a nossa intenção é que atividades de ensino, pesquisa e extensão possam também abarcar a comunidade que atua com a produção rural. Agradeço o empenho de todos os profissionais da Sepa e do Ifac para fazer essa parceria acontecer”, destacou a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos.

Atualmente, o Ifac conta com 12 cursos (técnicos, superiores e especialização) voltados para o eixo tecnológico de Recursos Naturais. Dentre as formações ofertadas estão os cursos de Agropecuária, Biotecnologia, Agroindústria, Zootecnia, Gestão Ambiental, Agroecologia, Gestão do Agronegócio, Recursos Pesqueiros, Agricultura Familiar, dentre outros.

“Estou honrado em estar no Ifac para concretizarmos mais uma etapa dessa parceria. Por meio desse trabalho conjunto iremos conectar o agronegócio às ações de ensino, pesquisa e extensão. Por meio desse acordo, estamos atendendo o que sempre almejamos no serviço público, que é levar ações concretas para o produtor rural”, ressaltou o secretário da Sepa, Edivan Maciel de Azevedo.

image45.jpeg

A expectativa é de que nos próximos meses o Ifac e a Sepa assinem o termo de cooperação técnica, para efetivação da parceria entre as instituições.

Participaram da reunião de assinatura da carta de intenções, os pró-reitores de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Jefferson Diniz, de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Ubiracy Dantas, o diretor geral do campus Baixada do Sol, Mário Jorge Silva Fadell, além da equipe da Sepa, formada pelos chefes de Divisão da Produção Familiar, Rômulo Eugênio Silva, de Sistemas Produtivos Sustentáveis, Suhelen Alves, de Planejamento, Ellen Albuquerque Abud, do Departamento de Agronegócio, Claúdio Malveira, e do Departamento Jurídico, Bruna Delilo.