Campus Rio Branco

Acadêmicos de Logística conhecem centro de distribuição e fábrica da Gazin

publicado: 15/07/2022 17h37, última modificação: 15/07/2022 17h37
Visita técnica foi uma atividade complementar às disciplinas Gestão de Armazenagem e Movimentação de Materiais e Gestão da Logística de Produção
visita_gazin_logistica_riobranco (1).jpg

Alunos dos 4º e 6º períodos do curso Superior de Tecnologia em Logística do Ifac Campus Rio Branco realizaram uma visita técnica, no dia 6 de julho, ao Centro de Distribuição e à fábrica de estofados das Lojas Gazin, localizados na cidade de Senador Guiomard. Na atividade, os acadêmicos foram acompanhados pelo docente Rodrigo Soliani, responsável pelas disciplinas Gestão de Armazenagem e Movimentação de Materiais e Gestão da Logística de Produção.

A visita teve início pelo setor administrativo, onde os estudantes puderem acompanhar a dinâmica de trabalho dos processos de gestão dos pedidos, roteirização de veículos e controle de estoques. Na oportunidade, foram apresentados os sistemas de gestão ERP e WMS utilizados para gerenciar a operação.

Posteriormente, foi realizada uma visita ao armazém do Centro de Distribuição. A estrutura possui uma área de 7.400 m2 e estoca os mais variados tipos de produtos como colchões, estofados, aparelhos de ar condicionado, celulares, produtos da linha branca, etc. O local atende 13 filiais do grupo e movimenta um volume de 2.000 m3 por semana, o equivalente a cerca de R$ 9 milhões em produtos.

visita_gazin_logistica_riobranco (2).jpg visita_gazin_logistica_riobranco (3).jpg

A visita se encerrou na fábrica de estofados, onde foram apresentadas as etapas do processo produtivo de alguns modelos de sofás comercializados pelas Lojas Gazin.

O professor Rodrigo Soliani avaliou a visita como muito positiva. “Esse tipo de atividade complementa a formação dos nossos alunos! É o momento em que eles conseguem visualizar a aplicação prática dos conteúdos vistos em sala de aula.”

Ainda sobre a atividade, o docente que é o atual coordenador do curso, também comentou sobre a experiência nas instalações da empresa. De acordo com ele, “A estrutura do CD da Gazin é fantástica! Eles empregam conceitos logísticos atuais e utilizam sistemas e ferramentas de ponta. Além disso, a equipe nos recebeu de braços abertos! Não mediram esforços para explicar, detalhadamente, cada etapa do processo aos alunos. Gostaria de deixar aqui o meu muito obrigado ao gerente do CD, o Sr. Moisés, e ao coordenador, o Sr. Lucas, e agradecer em nome do Ifac e dos alunos pela receptividade.”

visita_gazin_logistica_riobranco (4).jpg

A Gazin nasceu no interior do Paraná há cinco décadas. Atualmente, destaca-se como uma das maiores empresas do país, com 295 lojas de varejo em 10 estados, além de sete indústrias de colchões, estofados, molas e sommier e 23 centros de distribuição de mercadorias. Além disso, a Gazin aparece no ranking do Instituto Great Place to Work como uma das Melhores Empresas para se trabalhar no Brasil. A empresa também é reconhecida como a 2ª melhor empresa do varejo brasileiro, segundo o ranking da Revista Exame – Melhores e Maiores 2021.

Com texto e fotos da Coordenação do Curso de Logística – Campus Rio Branco