Campus Baixada do Sol

Estudantes do Ifac visitam Fazenda Cinco Estrelas em Senador Guiomard

publicado: 15/07/2022 18h14, última modificação: 15/07/2022 18h14
Atividade teve a participação de discentes dos cursos técnicos em Zootecnia e em Agroecologia, do Campus Baixada do Sol
visita_fazenda_zootecnia_agroecologia_baixada (1).jpg

Discentes dos Cursos Técnicos em Zootecnia e Agroecologia do Ifac Campus Baixada do Sol participaram de uma visita técnica à Fazenda Cinco Estrelas, em Senador Guiomard. A atividade ocorreu no dia 07 de julho.

Na visita os discentes tiveram a oportunidade de conhecer o sistema de confinamento de bovinos, que contempla o manejo e alimentação de animais por meio de cochos, dieta balanceada e água. Esse sistema tem o objetivo de obter animais com melhores condições produtivas para o abate em um menor intervalo de tempo.

Os alunos ouviram explicações do técnico responsável, Rennan Ramos, sobre todas as etapas envolvidas no manejo dos animais. O grupo visitou ainda, os currais de engorda com bebedouro e cocho de alimentação, fábrica de ração, silo para armazenamento do volumoso e o curral anti-estresse existente na propriedade.

visita_fazenda_zootecnia_agroecologia_baixada (3).jpg visita_fazenda_zootecnia_agroecologia_baixada (2).jpg

“Nesta visita tivemos a oportunidade de conhecer um sistema produtivo diferente e tecnológico, que visa a produção de carne de melhor qualidade, o retorno do capital investido em curto prazo de tempo e o descanso das áreas de pastagem durante a seca”, explicou a professora Maralina Torres, responsável pela atividade.

Para a aluna do 1º período de Zootecnia, Andréia Mendes, a expectativa de crescimento na produção pecuária no estado aumentou após a visita. Isso porque ela pôde observar “o sistema de confinamento de gado de corte, no projeto ‘Boitel’ apresentado pelo Renan na Fazendo Cinco Estrelas, que antes era desconhecido em nossa região. Trouxe um conhecimento que antes parecia muito distante da nossa realidade, sabendo que o projeto inicial já está preparado para se tonar ainda mais eficiente quanto às exigências zootécnicas.”

Já o aluno Márcio Moura da Costa, do 3º período do curso Técnico em Agroecologia, afirmou que “Atividades como esta possibilitam ganho de conhecimento e experiência e satisfação em saber que novas formas de produzir estão aparecendo no Estado.” Também do curso de Agroecologia, a estudante Alderlene da Luz da Silva comentou que a “visita técnica com nível de conhecimento riquíssimo levando os discentes a possibilidade de visualizar, na prática, a criação de gado em confinamento.”

Com informações e fotos do Campus Baixada do Sol