Assistência Estudantil

Ifac lança Programa Famílias Fortes nos municípios

publicado: 15/07/2022 17h10, última modificação: 15/07/2022 17h10
Iniciativa atua junto a famílias na construção e fortalecimento dos vínculos familiares, entendidos como fatores de proteção com os jovens
familiasfortes_riobranco.jpg

O Instituto Federal do Acre, responsável pela implementação do Programa Famílias Fortes no Estado, deu início ao terceiro ciclo de encontros dos participantes no mês de junho. Foram os primeiros encontros presenciais que só puderam ocorrer neste ano em virtude da diminuição de casos de Covid-19.

O diretor de Assistência Estudantil do Ifac, Edu Gomes e a articuladora do programa, Sandra Amorim acompanharam o lançamento do novo ciclo que atenderá 72 famílias nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

O Programa Famílias Fortes é uma proposta de intervenção junto a famílias que atua na construção e fortalecimento dos vínculos familiares, entendidos como fatores de proteção. Pode ser desenvolvido em diversos espaços e serviços (escolas, espaços comunitários, equipamentos sociais). Tem como público-alvo pais e responsáveis e jovens de 10 a 14 anos.

Junto ao Instituto, os trabalhos envolvendo o programa nacional tiveram início em 2019, época em que foi realizada a formação de facilitadores da rede sócio-assistencial. Em 2020, foi firmada parceria entre o Ifac e o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

familiasfortes_baixada.jpg

Lançamento do 3º ciclo do programa no Campus Baixada do Sol

A partir de 2021, o Ifac iniciou a implementação do Programa Famílias Fortes no Acre por intermédio da Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil. No primeiro ano, as atividades foram desenvolvidas virtualmente como pré-piloto na cidade de Rio Branco, contando com a participação de 25 famílias.

Notícia relacionada: Ifac encerra atividades do programa Famílias Fortes em Rio Branco (05/01/2022)

O lançamento do 3º ciclo do programa ocorreu no dia 04 de junho, na capital, com reuniões no Campus Rio Branco e no Campus Baixada do Sol. Em Xapuri, Sena Madureira, Tarauacá e Cruzeiro do Sul, os encontros foram realizados nos dias 20 a 23 de junho.

Sobre o programa

O Programa consiste na realização de encontros conduzidos por profissionais e facilitadores das áreas de Serviço Social, Psicologia, Pedagogia e licenciaturas diversas. Em cada encontro, os participantes buscam refletir sobre os valores das famílias, dinâmicas e metas. Também é desenvolvido o fortalecimento de vínculos, habilidade de expressar amor e apoio, como também o estabelecimento de regras.

O programa se baseia na ideia de que uma relação positiva entre os familiares cria condições favoráveis para o bom desenvolvimento dos filhos, e tende a afastá-los de condutas de risco, como no uso de álcool e outras drogas.

Com informações do Programa Famílias Fortes/Ifac