Notícias
Campus Rio Branco
Curso superior de Administração do Ifac recebe nota máxima do MEC
Mais uma conquista para o Instituto Federal do Acre. O curso superior de Administração, do campus Rio Branco, recebeu conceito 5 pelo Ministério da Educação (MEC). A nota máxima foi atribuída durante avaliação realizada no mês de abril desde ano. Atualmente, o curso é o único do Estado ofertado em uma instituição pública de educação.
O conceito está disponível no Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (Sistema e-MEC), que é considerado a base de dados oficial dos cursos e instituições de ensino superior do país. Por meio do e-MEC é possível verificar a regularidade dos cursos e unidades de ensino de todo o país.
Para a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, a nota máxima demonstra o compromisso da instituição com o ensino e uma formação de qualidade. “Recebemos a notícia com muita alegria. A conceito 5 representa todo o trabalho que temos desenvolvido em prol da educação pública no Acre. Nos últimos anos, temos atuado de forma incisiva nas atividades referentes às avaliações do Ministério da Educação. Todo esse compromisso se reflete no resultado que estamos colhendo agora”.
Avaliação
Conforme explica a diretora de Políticas de Graduação, Carmem Paola Torres Alvarez, esta foi a primeira avaliação realizado pelo MEC em relação ao bacharelado em Administração e teve como objetivo o reconhecimento do curso.
O trabalho dos avaliadores foi realizado durante os dias 27, 28 e 29 de abril e dentre os itens verificados pela equipe do Governo Federal, estão: a estrutura das salas de aula, a formação e titulação do quadro de professores, a acessibilidade estrutural e pedagógica, como também os livros e títulos disponíveis na biblioteca referentes ao curso de Administração. Os itens integram as três dimensões de avaliação referentes à organização pedagógica, corpo docente e infraestrutura.
“Atualmente, o curso de Administração é uma das graduações mais procuradas no Ifac. Na última seletiva tivemos cerca de 1500 inscrições para 40 vagas. São números que refletem também a busca da comunidade por uma qualificação de qualidade. Outro ponto é a diversidade profissional que o curso de Administração proporciona para o estudante. É uma área que se encaixa em diversos ambientes profissionais, garantindo uma qualidade diferenciada na atuação”, destacou Paola Alvarez.
Para a coordenadora do curso superior em Administração, Pollyana Rufino de Souza, alcançar o conceito máximo no processo de reconhecimento do curso é de grande importância para a instituição, como também a comunidade acadêmica.
“É um momento de muita alegria para todos que constroem, diariamente, a história do curso superior em Administração do Ifac. Somos nota 5. Um conceito que reflete o compromisso, a organização, o empenho e a responsabilidade que tratamos esse curso. Reflete também o resultado de um esforço coletivo da coordenação, da direção geral e demais setores do campus Rio Branco, dos técnicos administrativos, do corpo docente e, de forma muito especial, dos nossos alunos. Recebemos esse resultado como um incentivo e a certeza de que estamos trilhando um caminho de muito sucesso na busca de ofertar um curso dinâmico como a formação de um administrador exige”.
Ainda de acordo com Pollyana Rufino, por ser o único curso superior de Administração ofertado por uma instituição pública, a formação contribui ainda para “a formação de cidadãos íntegros, em todas as suas dimensões, vivenciando valores humanos essenciais para buscar informações a respeito de atividades e inovações na área, construindo novos conhecimentos por meio da pesquisa e da prática reflexiva e, acima de tudo, comprometidos com o bem comum, buscando a preservação e a melhoria das condições de vida do indivíduo e da sociedade”.
Experiência acadêmica
O dia a dia acadêmico vai além da sala de aula. E no curso superior de Administração do Ifac não é diferente. Os estudantes têm oportunidades diversas, desde aulas práticas, estágios, eventos científicos, de extensão e até mesmo intercâmbio.
Denilso Félix Pereira, aluno do 7º período, é exemplo de como o cotidiano acadêmico no Ifac gera possibilidades diversas. Antes mesmo de iniciar o curso de bacharelado em Administração, o jovem já tinha iniciado seu aprendizado no Instituto, concluindo o curso técnico subsequente em Administração. Atualmente, além do curso superior na área, ele também está realizando o curso técnico em Recursos Humanos.
“O curso superior de Administração é excelente para quem deseja seguir nessa área, sendo um futuro gestor de empresas, para atuar em órgãos públicos ou mesmo abrir seu próprio negócio. O Ifac proporciona todo um aparato para desenvolver esses futuros administradores. Todos os professores são excelentes, bem qualificados, bons profissionais, são mestres e doutores, proporcionando um melhor conhecimento teórico para os estudantes”, afirmou Denilso Pereira.
O estudante também ressaltou as oportunidades que já alcançou ao longo dos semestres, como também a dedicação dos docentes durante as aulas e demais atividades acadêmicas.
“A maioria dos alunos do curso faz estágio em empresas privadas e órgãos públicos. Eu, por exemplo, realizei um estágio no próprio Ifac, na sede da Reitoria. Foi um período maravilhoso, em que tive a oportunidade de trabalhar e aprender. Só tenho a agradecer por tudo que o curso me proporcionou, tanto como pessoa, como profissional. Foram possibilidades de trabalho, como também recebi bolsas e tive a oportunidade de vivenciar experiências junto à Incubadora. Os conselhos dos professores foram fundamentais para minha formação. Deixo aqui, meu eterno agradecimento à instituição e aos docentes. O Ifac é minha segunda casa”, declarou Denilso Pereira.
Gracilene Bandeira, que também é acadêmica e líder da primeira turma do curso superior de Administração do Ifac, contou como tem sido se capacitar profissionalmente na instituição. Além das aulas, ela já participou de eventos e aulas práticas ao longo dos semestres letivos.
“Comecei a cursar Administração em uma instituição privada, porém precisei parar os estudos, já na reta final, para me dedicar à maternidade. Com o tempo surgiu a possibilidade de estudar no Ifac e abracei essa oportunidade, realizando um sonho que tinha ficado arquivado por um tempo. Agora, estamos chegando na reta final para concluir a graduação. Tenho muito orgulho de fazer parte do Ifac, que é uma instituição com profissionais muito parceiros e qualificados. Temos um quadro de professores com mestrado e doutorado, que são pessoas que também nos apoiam muito”, explicou Gracilene Barbosa.
A líder de turma ainda complementou seu depoimento ressaltando que o curso de Administração tem contribuído no seu dia a dia profissional. Sou servidora estadual e já trabalho na área administrativa. Tenho graduação em Gestão Pública e experiência em docência. O curso superior de Administração tem me ajudado a ampliar meu conhecimento e estou muito feliz com isso. Não é à toa termos conseguido a nota máxima junto ao MEC. O Ifac é uma instituição que oferta ensino de qualidade”.
Curso
Com foco na formação de profissionais que possam atuar em diversos setores, o curso de bacharelado em Administração no Ifac prepara o estudante para desenvolver ações de controle de recurso em uma empresa, como também capacita para atuar nas áreas de marketing, finanças, recursos humanos, logística e produção.
O curso, que foi criado em 2017 e estreou com sua primeira turma em 2018, conta com carga horária de 3.000 horas/aula e duração de quatro anos. Atualmente a formação em nível superior é oferecida somente no campus Rio Branco.
O bacharelado em Administração no Ifac possui infraestrutura composta por salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, centro multiuso e espaços de convivência. Outra estrutura que também complementa a formação dos estudantes é a Incubadora de Empreendimentos do Ifac, localizada no campus Rio Branco. Além disso, as parcerias com instituições externas contribuem para que os estudantes realizem aulas práticas e estágios.
A expectativa é de que sejam ofertadas 40 vagas para o Processo Seletivo 2023/1, que terá edital lançando no final deste ano.