Notícias
EXTENSÃO
Por onde andam os egressos do Ifac? Confira experiências exitosas
O Instituto Federal do Acre, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), promoveu no dia 13 de junho, o II Encontro de Egressos do Ifac. O evento foi realizado virtualmente com transmissão pelo YouTube e contou com relato de experiências de ex-alunos de diversas áreas dos seis campi da instituição.
A atividade com o tema “Por onde andam?”, teve como objetivo oportunizar informações sobre o mundo do trabalho para egressos e estudantes pré-concluintes da instituição.
Confira como foi o evento: https://www.youtube.com/watch?v=METnTey3Zt4
Relatos de egressos
Após os pronunciamentos do pró-reitor de Extensão, Fabio Storch e da reitora, Rosana Cavalcante, foi a vez dos campi apresentarem as experiências exitosas de egressos. Os ex-alunos compartilharam suas vivências após concluir a formação acadêmica em rodas de conversa mediadas pelos gestores das unidades.
Os egressos falaram sobre suas trajetórias no Ifac e como os estudos na instituição transformaram suas vidas. Ex-alunos que foram das primeiras turmas dos cursos também relataram sobre os desafios que enfrentaram e o sonho que tinham de desfrutar da infraestrutura das sedes definitivas dos campi. Confira um resumo dos relatos.
Luane Fontenele - egressa da primeira turma do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Rio Branco, formada em 2016. “O ifac foi a base, onde tive o primeiro contato com a minha profissão”, afirmou Luane que foi bolsista de iniciação científica no período da graduação no Ifac. Depois de concluir o curso superior ela realizou mestrado na Ufac e, atualmente, é doutoranda na Universidade Federal de Lavras, em MG.
Glauco Saboia - egresso da primeira turma do curso técnico em Segurança do Trabalho do Campus Rio Branco, formada em 2012. Atualmente é empresário do ramo da Segurança do Trabalho.
Luis Antônio Santiago - egresso da última turma ofertada do curso técnico integrado ao ensino médio em Informática para Internet, do Campus Rio Branco. Durante os estudos no Ifac ele participou de competições como a Olimpíada Brasileira de Robótica, projetos de extensão, ajudou no desenvolvimento do software de gerenciamento do controle do almoço e do app Previna lançado durante a pandemia de Covid-19. Atualmente é acadêmico do curso superior de Sistemas para Internet, no Ifac e atua profissionalmente na área de programação de computadores.
Vinícius dos Santos - egresso do curso de Bacharelado em Zootecnia do Campus Sena Madureira, formado em 2021. No período da graduação no Ifac ele participou de projetos de pesquisa e mobilidade acadêmica. Atualmente é servidor do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf).
Luan da Silva - egresso do curso técnico em Agroecologia do Campus Baixada do Sol, formado em 2019. Trabalhou na Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa), no município de Bujari e na In Vitro, empresa de produção animal. Atualmente é empresário no ramo de extensão rural.
Francesco Gomes - egresso do curso técnico em Agroecologia do Campus Baixada do Sol, formado em 2020. Durante os estudos no Ifac ele participou de projetos de extensão e foi bolsista na Incubac. Realizou o estágio no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Atualmente é empresário no ramo de extensão rural.
Vicente Castelo - egresso do curso técnico em Agroecologia do Campus Baixada do Sol, formado em 2019. De família de produtores rurais entrou no Ifac com a finalidade de aumentar a produção. O egresso destacou o incentivo ao empreendedorismo na sua formação e afirmou que “Tudo que aprendi no curso, consegui botar em prática quando trabalhei por mais de dois anos na Sepa, com extensão rural.” Atualmente é empresário no ramo de extensão rural.
Os três egressos do Campus Baixada do Sol se uniram para criar a empresa Grupo Agrotec de Assistência Técnica Ltda, fundada em agosto de 2021. O empreendimento oferece serviços de georreferenciamento, elaboração de projetos de crédito rural, apoio a cooperativas e associações, cadastro ambiental rural, análise de solo e assistência técnica. Eles têm parceria com o Sindicato Rural de Bujari e buscam manter o vínculo com o Ifac oferecendo estágio para os discentes na área.
Cintia de Freitas - egressa do curso técnico integrado ao ensino médio em Florestas do Campus Tarauacá. Entrou no Ifac aos 12 anos, no ensino médio onde foi bolsista de monitoria, de iniciação científica em um projeto com comunidades indígenas e participou do grêmio estudantil. Depois de terminar o curso técnico integrado no Ifac, Cíntia ingressou no curso superior em Engenharia Florestal na Ufac. Recentemente foi aprovada no mestrado da Universidade. “O Ifac me proporcionou um descobrimento na área. Sou de comunidade rural em Tarauacá. A instituição me apresentou essa área pela qual me apaixonei e por isso ingressei no curso superior na Ufac. O Ifac também me ajudou a tomar gosto pela pesquisa”, comentou.
Juvana dos Santos - egressa da primeira turma do curso de Licenciatura em Química do Campus Xapuri, formada em 2014. Foi bolsista de iniciação a docência e, ainda na graduação entrou no mundo do trabalho na Educação. Foi professora na rede estadual em Brasileia e, em 2020, retornou ao Ifac Campus Xapuri como professora substituta.
Erivan Rodrigues - egresso da primeira turma do curso técnico em Meio Ambiente e também do curso superior de Gestão Ambiental do Campus Xapuri, formado em 2015. Ele foi aprovado em 1º lugar no concurso da Prefeitura de Brasileia no cargo de gestor ambiental. Entrou em 2020 e ficou durante um ano na Secretaria de Meio Ambiente. Depois teve uma breve passagem pela Polícia Militar, e em seguida foi aprovado no concurso do Idaf onde atua como técnico em defesa agropecuária, na área de inspeção animal. Ele contou que observou muitos amigos e familiares sem perspectivas e que “Só quem tinha condições de sair da cidade para estudar conseguiu progredir. Eu terminei o ensino médio em 2009 e no ano seguinte o Ifac chegou em Xapuri. Falar do Ifac não é difícil, é uma mercadoria fácil de vender porque transforma a vida das pessoas.”
Rosângela de Lima - egressa do curso técnico em Agropecuária e do curso superior em Agroecologia do Campus Cruzeiro do Sul, formada em 2016. “Eu tive muitas oportunidades e aproveitei todas. A primeira vez que saí do Acre foi pelo Ifac”, comentou. Ela participou da 1ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária em Minas Gerais e trouxe medalhas de prata e bronze e também do Fórum Mundial de Educação em Florianópolis junto com o Coral Popular do Ifac do qual fez parte por quatro anos. Rosângela participou do primeiro intercâmbio do Ifac em Portugal onde apresentou um projeto de pesquisa. Estagiou por dois anos no Ifac e, terminando o curso superior atuou como professora do Pronatec. Depois ela voltou à instituição como extensionista trabalhando num projeto com o professor Marlo. “Em seguida fui para o mestrado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia [Inpa], em Manaus. Quando retornei fiz o concurso do Idaf, ainda não fui chamada. Esse ano também passei para o doutorado, porém não vou fazer agora, mas está nos meus planos.”
Charniele da Costa - egressa da primeira turma do curso técnico integrado em Agropecuária do Campus Cruzeiro do Sul, formada em 2015. Após concluir o ensino médio integrado no Ifac ela se graduou em Engenharia Agrônoma. Atualmente é servidora técnica em Agropecuária na Prefeitura de Cruzeiro do Sul e mestranda de Ciências Ambientais. Recentemente foi aprovada no concurso da Ufac no mesmo cargo. “O Ifac nos oportunizou um ensino de qualidade e conhecer professores maravilhosos. Foi no Ifac onde abri minha cabeça vendo que eu podia ir além.” Ela também participou do coral e viajou para fora do estado de avião pela primeira vez representando o Ifac.