Notícias
Campus Tarauacá
Campus Tarauacá realiza atividades para recepção de estudantes
A retomada das aulas presenciais no campus Tarauacá contou com a realizaão de diversas atividades, envolvendo servidores, estudantes, além de pais e responsáveis. Desde março de 2020, os estudantes seguiam em atividades remotas devido à pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19).
Todas as ações e atividades foram planejadas e executadas para que a comunidade escolar pudesse se sentir acolhida no momento de retomada e compreender a felicidade dos docentes, técnicos administrativos e gestores com a presença dos alunos no campus.
Para que a Semana de Retorno Presencial pudesse acontecer, servidores de vários setores se uniram para preparar as atividades. Dentre eles, estão: Direções Geral, de Ensino, Coordenações de Biblioteca, Registro Escolar, Gestão de Pessoas, Técnico-Pedagógica, além dos Núcleos de Assistência ao Estudante, Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas, além de docentes, técnicos-administrativos e terceirizados.
Reunião com estudantes, pais e responsáveis
Assim, como forma de marcar o (re)início, o campus realizou, no dia 12 de março, uma reunião com pais, responsáveis e estudantes. As pautas discutidas foram o retorno das atividades presenciais, assinatura do termo de autorização dos pais/responsáveis de estudantes menores de idade para participação em atividades acadêmicas presenciais e passaporte vacinal. Durante o encontro, também foi enfatizada a importância do acompanhamento e participação dos pais na vida escolar dos filhos.
Espaços interativos e ações motivacionais
As atividades de recepção e boas-vindas aos alunos aconteceu no dia 14 de março. A acolhida foi pensada para que servidores e alunos encontrassem um ambiente alegre e motivacional. Para isso, docentes e técnico-administrativos se reuniram, anteriormente, para preparar espaços com frases nos murais, escadaria e banheiros, além de ambientes interativos para que os alunos puderam tirar fotos e socializar.
Os banheiros também receberam decoração especial. Para o público feminino, foram disponibilizadas cestas com absorventes, antitranspirantes e pastas de dente. Para os banheiros masculinos, as cestas contavam com antitranspirantes e pastas de dente.
Conforme explica os servidores da unidade, a ideia é de que os próprios alunos reproduzam a corrente de solidariedade para que todos se ajudem e sejam ajudados.
Conhecendo os setores
Ao longo de toda a semana foram desenvolvidas várias atividades para que os estudantes pudessem conhecer a instituição e as oportunidades de ensino, pesquisa e extensão. Para isso, as Direções Geral, de Ensino e de Infraestrutura passaram em todas as salas se apresentando e explicando o seu papel no campus Tarauacá. No auditório, com todos reunidos, os alunos receberam orientações sobre cada setor voltado ao ensino e assistência estudantil (Coreg, Cobib, Napne, Cotep e Naes).
A coordenadora de Registro Escolar, Tainá da Silva Bonfim, também teve um momento importante com os alunos e alunas, explicando e orientando todos sobre a emissão de documentos e prazos. Já a coordenadora de Biblioteca, Kaliny Pereira de Andrade, apresentou a equipe, o horário de funcionamento e explicou sobre os serviços prestados, disponibilidade de biblioteca virtual e informes gerais sobre os empréstimos de livros, multas e penalidades, além das normas de boa conduta no ambiente.
A coordenadora do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), Mesezabeel Alves Rodrigues, discursou sobre o lema do setor para o ano de 2022: “Inclusão é um ato de educar, fazendo com que toda a comunidade acadêmica refletisse sobre a importância do respeito ao próximo, a tolerância e a inclusão”.
Sobre as funções e o funcionamento da Coordenação Técnico-Pedagógica (Cotep), a coordenadora Marizete Pereira enfatizou sobre assiduidade, atitudes e participação durante as aulas, a importância da organização nos estudos (caderno, resumos), entre outros.
As representantes do Núcleo de Assistência ao Estudante (Naes), Leilaine Fonseca Ribeiro e Aderlandia Santiago, apresentaram a equipe multiprofissional do setor e as resoluções sobre o uso de uniformes, Código de Ética Discente e a organização didático-pedagógica, bem como destacaram a importância de se conhecer os documentos que norteiam as ações do Instituto Federal do Acre (Ifac). O Naes também realizou a entrega de uniformes e kits de higiene para prevenção da Covid-19.
Para conhecer os laboratórios (Química, Biologia, Sementes e Propagação de Plantas e Informática), os alunos participaram de visitas guiadas pelos coordenadores de cada curso. Também foi a oportunidade dos técnicos de área repassarem informações importantes sobre condutas de biossegurança, equipamentos, materiais disponíveis e possibilidades de desenvolvimento de atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão.
Alimentação escolar
Outra ação que mereceu destaque na retomada das atividades presenciais foi a alimentação escolar. Pela primeira vez, alunos e Servidores puderam almoçar no novo refeitório do campus Tarauacá. O espaço está funcionando desde o dia 14 de março.
Depoimentos
A aluna Gabriela Cavalcante, do curso técnico integrado em Finanças destacou que gostou muito de conhecer a estrutura do campus. “O campus tem ambientes bem limpos e organizados, os funcionários são bem educados e tratam a gente bem. Gostei muito de ter conhecido todos os laboratórios, equipamentos, materiais e os técnicos são muito gentis e esclareceram muitas coisas. No auditório, a parte mais marcante foi a fala da professora Bel sobre inclusão e da Leilaine Fonseca sobre as normas. Em resumo, a semana da acolhida foi muito boa, adorei a recepção dos professores e técnicos”.
Neto Braz, que é estudante do curso técnico integrado em Agricultura, disse ter gostado muito da organização, além dos banheiros e as salas de aulas serem bem limpos. “Os professores explicam bem e eu nunca tinha conhecido um laboratório, essa foi a primeira vez e achei muito bom”.
A aluna Creuza Farias, do curso técnico subsequente em Administração, falou sobre a ideia da cesta disponibilizada no banheiro feminino: “Achei muito inovadora a forma de acolhida do Ifac, em especial para as alunas. Nós somos mulheres que, na maioria das vezes, passamos o dia na correria do trabalho ou até mesmo nos afazeres domésticos, e nos falta um pouco de cuidado, carinho e atenção. Conseguimos sentir isso através do gesto carinhoso da gestão do Ifac. O sentimento de gratidão tomou conta de mim. Por isso resolvi copiar a ideia e colocar em prática no banheiro das mulheres da escola Valdina Torquato, na qual atuo como coordenadora administrativa. Obrigada pelo carinho com as mulheres. Passamos por muitas situações constrangedoras que através desse gesto poderá ser evitado ou amenizado”.
Texto e informações: Pollyana Alves do Nascimento/Campus Tarauacá
Fotos: Leilaine Fonseca, Denis Borges, Pollyanna Alves, Luvilan Santos,Mesezabeel Alves, Gabriel do Livramento, Natanael Pinheiro e Creuza Farias/Campus Tarauacá