Notícias

Notícias

Ifac e Ufac receberão mobilização da Rhisa nesta quarta-feira, dia 23

publicado: 22/03/2022 18h41, última modificação: 22/03/2022 19h00
Programação é gratuita e será realizada no Anfiteatro Garibaldi Brasil na UFAC, com credenciamento iniciando às 13h30
noticia_ifac.png

A Universidade Federal do Acre (UFAC) estará recebendo nesta quarta-feira, dia 23 de março, a mobilização da Rede de Recursos Humanos e Inteligência para a Sustentabilidade da Amazônia – Rhisa. A programação reunirá alunos, professores, pesquisadores, gestores dos Institutos de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, organizações do terceiro setor, além de representantes dos governos locais. Em Rio Branco, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) será o parceiro da Rhisa.

A Rede Rhisa visa promover uma conexão com pesquisadores e entidades, por meio de uma plataforma voltada para a divulgação e a promoção de projetos e soluções no campo da ciência, tecnologia e inovação, em prol do desenvolvimento sustentável da Amazônia. 

O projeto é uma iniciativa implementada pelo Instituto Acariquara com a cooperação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), apoio do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e aporte financeiro do Instituto Clima e Sociedade (ICS).

O trabalho de mobilização da Rede Rhisa já percorreu o Estado do Amazonas, com ações de divulgação em 18 municípios estratégicos dentro da Rede de conexão dos ICT’s e nesse segundo ano de mobilização, a Rhisa percorrerá os Estados da Amazônia Legal. Ontem, a caravana da Rhisa esteve em Rondônia, na sede da UNIR.

Atualmente, a plataforma da Rhisa já reúne mais de cem mil pesquisadores e entidades cadastradas. 

“Uma das regiões estratégicas para o Estado do Amazonas é o sul do Amazonas, a fronteira com Rondônia, Amazonas e o Acre e a Rede Rhisa, reconhecendo essa importância e a necessidade de se identificar as inteligências aqui instaladas está chegando a esses Estados porque a gente acredita que criar conexões e fortalecer a Rede Rhisa nestas localidades, pensando a dinâmica desses territórios, fortalece também a Pesquisa, a Ciência e a Tecnologia nas regiões, nas capitais e nos interiores desses Estados, por isso, estamos muito felizes com essa missão pela Amazônia Legal. Rondônia foi o primeiro Estado a nos receber e tivemos um excelente encontro na UNIR que desde as primeiras tratativas iniciadas por nós, sempre acolheu nosso projeto e decidiu somar esforços conosco e agora vamos para o Acre, onde o IFAC é o nosso parceiro e a UFAC nos recepcionará”, declarou a secretária executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Sedecti), professora Tatiana Schor que também coordena a Rhisa. 

A programação é gratuita e será realizada no Anfiteatro Garibaldi Brasil na UFAC, com credenciamento iniciando às 13h30.