Notícias
Internacional
Programa da Rede Federal com participação do Ifac é finalista em prêmio
Captura de tela durante aula inaugural do curso no Ifac
O curso Português como Língua Adicional - PLA em Rede, que tem três turmas em andamento no Instituto Federal do Acre (Ifac), é finalista no Prêmio de Excelência da Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP, na sigla em inglês), na categoria Cidadania Global. O curso realizou a aula inaugural do programa no Acre no dia 16 de março. A formação faz parte de uma ação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que é coordenada pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais.
O curso de PLA é de nível básico e destinado a hispano falantes interessados em aprender a língua portuguesa. As atividades terão duração de 250 horas e serão ofertadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O curso está dividido em 18 lições, sendo aberta uma nova lição a cada semana.
No Ifac, foram abertas três turmas sendo uma no Campus Rio Branco e duas no Campus Xapuri. Os 53 alunos inscritos são provenientes da Bolívia, Peru, Venezuela, Colômbia e Cuba. O curso é coordenado pela professora Cristiane das Neves e o professor Dirceu Pereira de Lima é coordenador de plataforma.
Captura de tela durante aula inaugural do curso no Ifac
“Estamos muito felizes por ter o Ifac como integrante desse projeto que inclusive já é finalista da premiação mundial de boas práticas, como Prêmio de Excelência, na categoria Cidadania Global da Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos”, destacou o assessor de Relações Internacionais do Ifac, Luiz Eduardo Guedes na aula inaugural do curso.
A coordenadora do Centro de Idiomas e Intercâmbio, Cristianes das Neves falou sobre a importância do programa que envolve toda a Rede Federal.
“O Programa Português como Língua Adicional (PLA) da Rede Federal tem relevância social e internacional, tanto que foi indicado para premiação pela Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos na categoria Cidadania Global. É uma satisfação para nós participar do Programa e receber alunos de diversos países, alguns são acadêmicos de universidades parceiras do Ifac e outros são migrantes no Brasil que utilizarão a língua portuguesa para se estabelecer e garantir as condições mínimas de permanência.”
Os vencedores do Prêmio de Excelência da WFCP serão conhecidos durante o Congresso Mundial de 2022, que será realizado em junho, na Espanha.
Clique aqui e confira a notícia no site do Conif
Sobre o PLA em REDE
A formulação do curso PLA nasceu no Fórum de Assessores de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a partir da proposta dos Institutos Federais do Rio de Janeiro (IFRJ) e do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS).
Voltado para o fortalecimento das políticas de internacionalização da Rede Federal, o PLA tem o intuito de promover a educação do idioma na Rede como língua adicional para formar cidadãos capazes de transitarem em diversos contextos globais e interculturais.
Com informações da Arint/Ifac e da Assessoria de Comunicação do Conif