Notícias
Campus Tarauacá
Palestras abordam direitos, história e visibilidade da comunidade surda brasileira
O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), do campus Tarauacá, realizou mais uma ação envolvendo a comunidade surda. Dessa vez, o evento, que aconteceu entre os dias 29 de setembro e 01 de outubro, marcou as comemorações do Mês da Visibilidade da Comunidade Surda Brasileira (Setembro Azul).
Com o tema “Setembro Azul: História, direitos e visibilidade da comunidade surda brasileira”, as atividades contaram com a presença de estudantes, servidores e da comunidade local.
Conforme explica a coordenadora do Napne/Campus Tarauacá, Mesezabeel Rodrigues, a ação contou com espaço para o debate, onde o público pode realizar perguntas para palestrantes, além de ser um momento de compartilhamento de saberes.
De acordo com a programação, as atividades tiveram início na noite do dia 29 de setembro, com palestra virtual ministrada pela professora de Libras e pedagoga surda, Uliane Lima, do município de Porto Velho (RO).
Já no dia 01 de outubro, os participantes do evento puderam assistir a apresentações culturais organizadas por estudantes do ensino médio integrado, como: varal com Libras, poemas e músicas em Libras. Na sequência, aconteceu uma mesa redonda que abordou a história da comunidade surda brasileira, os direitos, a visibilidade e como ser mãe surda de um filho ouvinte.
Participaram como palestrantes, a professora em Libras, Nelvaneide Andrade (Ifac/Tarauacá), o docente em Direito, Orlando Melo (Ifac/Tarauacá), a professora em Libras Uliane Lima (Porto Velho/RO) e, a tradutora e intérprete de Libras e coordenadora do Napne/Campus Tarauacá, Mesezabeel Rodrigues.
Setembro Azul
Devido ao histórico de lutas e conquistas, o mês de setembro é dedicado à visibilidade da Comunidade Surda Brasileira. Conhecido como Setembro Azul, o mês é marcado por diversos eventos e comemorações, como:
Congresso de Milão de 1880: realizado em entre os dias 06 e 11 de setembro de 1880, o evento internacional fiou marcado historicamente devido a proibição do uso das Línguas de Sinais na educação dos surdos;
Dia Internacional das Línguas de Sinais: comemorada em 23 de setembro, a data faz alusão à criação da Federação Mundial de Surdos, em 1951;
Dia Nacional do Surdo: comemorado em 26 de setembro, a data reflete o momento de criação da primeira escola de surdos no Brasil, em 1857, no Rio de Janeiro.
Dia Internacional do Profissional Tradutor Intérprete: comemorado em 30 de setembro, a data foi proposta em 1991 pela Federação Internacional de Tradutores.