Notícias
Extensão
Projeto de ginástica aeróbica do Ifac reforça importância de atividade física para saúde
Informações apresentadas no Relatório Mundial de Saúde Mental, da Organização das Nações Unidas (ONU), destacam que a prática de atividades físicas configura como uma das alternativas de prevenção em relação ao adoecimento físico e mental.
Em 2022, os casos de depressão e ansiedade aumentaram em 25% junto à população mundial, tendo a pandemia da Covid-19 como principal cenário para o desencadeamento de diversos fatores estressantes, considerados de risco para o adoecimento e/ou agravamento psíquico da população.
Como forma de incentivar a prática de atividades físicas entre servidores do Instituto Federal do Acre (Ifac) e a comunidade acreana, com foco em reduzir os riscos de adoecimento físico e mental pós-pandemia, a Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida (Cosvi) tem desenvolvido o projeto “Ifac em Movimento: 1% Todo Dia Mais Saudável”.
A ação, que é coordenada pela fisioterapeuta da instituição, Roneres Costa, teve início no mês de setembro e encerra seu primeiro ciclo de atividades em dezembro deste ano. Realizado semanalmente, na área externa do novo prédio da Reitoria (Via Chico Mendes), o projeto conta com a participação de técnicos administrativos e pessoas da comunidade externa. As aulas de ginástica aeróbica acontecem às segundas-feiras e quintas-feiras, e são ministradas pela professora de Educação Física, Karina Mota.
“A implementação de boas práticas em espaços escolares e locais de trabalho, por exemplo, são importantes referências para termos mudanças de atitudes. São ações coletivas que trazem impactos significativos para a saúde de todos que participam”, destaca Roneres Costa.
Maria Lucimar de Araújo Monteiro, que é servidora da Pró-Reitoria de Administração, conta como o projeto “Ifac em Movimento” contribuiu para mudanças em sua rotina. “Quando tive a oportunidade de participar do projeto, não pensei duas vezes, e logo me inscrevi. Comecei a participar das aulas e aos poucos fui me sentindo mais disposta, com mais vigor para realizar minhas atividades laborais. As aulas são bem alegres e contam com a instrução de uma excelente profissional, que tem sido de fundamental importância para a evolução de cada participante”.
A servidora ainda destaca que para 2024, a prática de atividades físicas já faz parte de suas metas. “Pretendo continuar fazendo algum tipo de atividade física em 2024, pois hoje sei como é importante para o fortalecimento do nosso corpo e prevenção de doenças. Precisamos cuidar do nosso corpo, assim como da nossa alma e da nossa mente”, ressaltou Lucimar Monteiro.
Djanira da Silva Costa Sales, que integra o projeto “Ifac em Movimento” como membro da comunidade externa, acredita que a ginástica aeróbica tem sido importante para sua saúde. “O projeto tem sido importante para a nossa saúde física e mental. Me senti bem com os exercícios e também em fazer parte de um novo grupo de pessoas”
O projeto, que está institucionalizado junto à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), também contou com a participação da estudante do Instituto Federal do Acre, Alessandra Cruz, como bolsista. “O Ifac em Movimento, além de complementar meu currículo e ampliar minha experiência, tem me auxiliado a perceber a importância de tirarmos um tempo para nos dedicarmos à saúde”.
Conforme explica Roneres Costa, a expectativa é que para 2024 as ações do “Ifac em Movimento” continuem sendo realizadas, por meio da institucionalização do projeto em um novo edital do Ifac.
Fotos e informações: Roneres Costa/Ifac