REITORIA

Assinado Termo de Permissão de Uso do Centro de Referência do Ifac em Epitaciolândia

publicado: 11/02/2023 17h19, última modificação: 13/02/2023 13h09
Termo de Permissão de Uso da Escola Municipal Bela Flor, assinado em solenidade pelo prefeito Sérgio Lopes de Souza e pela reitora Rosana Cavalcante dos Santos, garante a instalação do Centro de Referência no município
Centro de referência_Epitaciolândia (4).JPG

Em solenidade realizada nesta sexta-feira (10/02), em Epitaciolândia, a reitora Rosana Cavalcante dos Santos, participou com o prefeito do município, Sérgio Lopes de Souza, do ato de assinatura do Termo de Permissão de Uso da Escola Municipal Bela Flor, para a instalação do Centro de Referência do Ifac/Campus Xapuri, no município.

Centro de referência_Epitaciolândia (3).JPG Centro de referência_Epitaciolândia (2).JPG

Em seu pronunciamento, Rosana Cavalcante disse que o Centro de Referência será uma extensão do Campus Xapuri, e funcionará na Escola Municipal Bela Flor, de forma compartilhada. "Com a assinatura do Termo de Permissão de Uso, pela Prefeitura Municipal de Epitaciolândia, o Centro de Referência funcionará com a oferta de vários cursos, inclusive com cursos de graduação, por exemplo. O Ifac vem atuando para ampliar as estruturas no município de Epitaciolândia, e o prefeito Sérgio Lopes entendeu que o município poderia receber uma unidade da instituição e esta parceria está sendo consolidada com a assinatura deste documento, que amplia as ações do Ifac/Campus Xapuri, através da oferta de cursos para atender demandas da Regional do Alto Acre".

O prefeito Sérgio Lopes destacou que desde o início do seu mandato vem realizando conversas com o Instituto Federal do Acre, através do campus Xapuri, para que fossem ofertados cursos no município e a assinatura do Termo de Permissão de Uso da Escola Bela Flor, amplia a participação do Ifac em Epitaciolândia. "Hoje o Ifac ja oferta um curso de graduação na área de Química e um curso de pós-graduação e com esta nova parceria, vamos instalar o Centro de Referência na escola do município, de forma compartilhada, pois as aulas pela manhã e a tarde continuarão a ser realizadas, e a noite o Centro de Referência poderá usar os espaços da Escola Bela Flor, para oferecer cursos regulares e contínuos, atendendo a comunidade. Este ato hoje é um marco para o nosso município e para a Regional do Alto Acre".

O Centro de Referência que funcionará em Epitaciolândia, foi autorizado e teve sua criação e funcionamento através da Resolução do Consu nº 114/2022, de 19 de dezembro de 2022. O Centro de Referência estará vinculado administrativamente ao campus Xapuri e tem como objetivo de oferecer cursos nos diferentes níveis e modalidades, como cursos FIC, Cursos Técnicos, Graduação e Pós-graduação.

O diretor geral do campus Xapuri, Joel Lima, e os pró-reitores de Ensino, Lucilene Acácio, e de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Ubiracy Dantas, acompanharam o ato. Após a assinatura do documento, pelo prefeito Sérgio Lopes de Souza e pela reitora Rosana Cavalcante, foi realizado a visita no espaço em que será instalada a parte administrativa do Centro de Referência.

Centro de referência_Epitaciolândia (1).JPG Centro de referência_Epitaciolândia (6).JPG

Autoridades e convidados fizeram parte da mesa diretiva, como a gestora da Escola Bela Flor, Maria Gorete Freitas da Silva, a secretária municipal de Educação, Eunice Maia Gondim, o deputado estadual Emerson Jarude, a vereadora Seliene Lima, e a coordenadora do Núcleo de Educação do município de Brasiléia, Maria Cecilia Carvalho de Oliveira. Servidores do campus Xapuri participaram da solenidade.

(Fotos Edmilson Medeiros de Brito Filho/Campus Xapuri)