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Campus Rio Branco
Ifac realiza projeto sobre eficácia das vacinas em Rio Branco
Discentes da Licenciatura em Ciências Biológicas do Ifac Campus Rio Branco realizaram uma ação na Escola Jovem Integral Glória Perez para promover a campanha contra a Covid-19 e sobre a importância da vacinação. A atividade, que ocorreu no dia 8 de dezembro, foi uma etapa do projeto “Desmistificando as vacinas” executado pelos discentes do oitavo período do curso superior.
Na escola Glória Perez, os alunos do Ifac fizeram uma palestra alertando sobre a importância da imunização ao nível individual e para a sociedade. Eles também propuseram um jogo onde os participantes puderam demonstrar seus conhecimentos acerca dos cuidados em relação à Covid-19.
Além da atividade educativa, os profissionais da URAP Francisco Roney Rodrigues Meireles estiveram participando da ação, por solicitação dos licenciandos do Ifac. Com isso, os estudantes e funcionários da escola tiveram a oportunidade de completar o esquema vacinal para Covid-19 e, também, de se imunizar contra a Influenza. Ao todo, foram imunizadas 38 pessoas.
“Apesar de estarmos em uma situação mais confortável em relação à pandemia de Covid-19, comparativamente ao que enfrentamos no passado, é sempre importante frisar que a pandemia não acabou e as taxas de vacinação no Acre, em especial em Rio Branco, preocupam”, justifica um dos professores do projeto, Luis Antonio de Pinho.
Servidores da Urap deram apoio à ação na escola
Desmistificando as vacinas – O projeto foi realizado pelos alunos de Ciências Biológicas na disciplina Projeto Integrador IV: Biologia e Sociedade que visa trabalhar a elaboração e planejamento de atividades educativas que contemplem a transposição didática de temas polêmicos na relação Biologia e Sociedade. A disciplina é ministrada de forma conjunta pelos professores Irineide Ferraz, Josina Ribeiro e Luis Antonio de Pinho.
Durante um mês e meio, os estudantes do Ifac desenvolveram o projeto. Na escola, primeiramente aplicaram um questionário em todas as turmas, com o objetivo de analisar o nível de conhecimento dos alunos quanto às campanhas de vacinação e o grau de confiança deles nas vacinas. O questionário foi respondido por 269 estudantes e o resultado mostrou que 54,6% não sabiam dizer se a Unidade Básica de Saúde do bairro realizava campanhas de vacinação.
Com base nisso, os licenciandos desenvolveram produtos educacionais voltados para atender as demandas específicas observadas pelas respostas dadas no questionário. Segundo os professores orientadores do projeto, a iniciativa sobre o que deveria ser feito foi dos próprios estudantes.
O projeto foi desenvolvido de acordo com os princípios da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj), metodologia ativa de aprendizagem que propõe aos licenciandos o desenvolvimento de produtos a partir de uma questão orientadora, conforme explicam os professores do projeto. Neste caso, os alunos trabalharam em torno da seguinte questão “Como promover a eficácia da vacina em tempos de negacionismo científico?”.
Para os professores da disciplina, o projeto se constituiu como uma resistência ao negacionismo científico, auxiliando no combate a notícias falsas (fake News) e demonstrou o compromisso dos licenciandos com uma aprendizagem significativa, contextualizada e crítica. “Mais do que isso, encerra com êxito um processo de ensino-aprendizagem sobre temas polêmicos envolvendo Biologia e Sociedade”, concluíram.
Com fotos e informações do projeto do Campus Rio Branco