Notícias
Extensão
Ifac incentiva estudantes a participarem da OBSAT e MOBFOG
Entre os dias 06 e 08 de julho, foram realizadas palestras e oficinas no Ifac Campus Rio Branco sobre atividades aeroespaciais envolvendo foguetes e satélites. O evento teve a presença do engenheiro aeroespacial Renan Santos, que esteve em Rio Branco onde apresentou o tema para estudantes do Ifac e da Universidade Federal do Acre.
O engenheiro, que trabalhou no Centro Aeroespacial Alemão - DLR, também é um dos mentores da equipe Aquirisat, que está participando da 2ª Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT), onde desenvolve um nanossatélite para monitorar as liberações de Metano Entérico na Amazônia.
A programação começou na quinta-feira, 06, com o minicurso introdutório à observação da Terra e princípios de satélites em órbita, no Ifac Campus Rio Branco. O minicurso abordou os tipos de órbitas e suas geometrias, noções de mecânica celeste, Leis de Newton, Elipses, funcionamento de satélites e seus subsistemas e lançamento em foguetes. A atividade teve a presença de alunos do ensino médio e superior do Ifac e da Ufac, além de alguns docentes. À tarde, o tema foi análise de missão e definição aplicado aos nanossatélites.
Na sexta-feira, dia 07, ocorreu a palestra "Construindo caminhos para a OBSAT e MOBFOG no Acre", no auditório do Ifac. Na atividade, foram apresentados aos alunos dos cursos técnicos a Olimpíada Brasileira de Satélites e os foguetes de nível universitário, com demonstrações visuais sobre motores. Além disso foram exibidas imagens de satélites da região do Acre e Pará, aplicados para mapeamento dos rios. Essa palestra contou com a participação remota de uma equipe participante da OBSAT do Tocantins.
Ainda na programação, no fim da tarde, o engenheiro Renan Santos ministrou uma palestra sobre introdução às atividades aeroespaciais, no campus da Ufac, em Rio Branco, com a presença de estudantes e professores da universidade.
No dia 8, foi realizado o minicurso sobre introdução ao software STK, um software de uso militar norte-americano, no qual se pode simular órbitas de novos satélites. O minicurso ocorreu no laboratório de informática do Ifac e teve a participação de estudantes do Instituto e da Ufac.
“Com essa atividade, os estudantes puderam conhecer as funcionalidades do software nas engenharias, sua importância nas telecomunicações, as influências físicas aplicadas aos satélites e perda de dados”, explicou a estudante Franceline Amorim, que compete na OBSAT com a equipe Aquirisat.
As atividades da semana foram realizadas a partir do programa Circuito de Ciências do Ifac, em parceria com a Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (SEICT), o Sindicato dos Engenheiros do Estado do Acre (Senge-AC), a Associação Brasileira dos Engenheiros Eletricistas (ABEE-AC) e a Universidade Federal do Acre (Ufac).
“Creio que com essa semana de atividades pudemos retribuir em conhecimento e propostas aos alunos que participaram e vimos o interesse despertado. Em nome da equipe, gostaria de agradecer ao Ifac por ter nos ajudado desde o princípio da ideia. Agradecemos o diretor Paulo Roberto, aos professores Cleyton Assis e Paula Lacerda, que mobilizaram e tornaram a ação possível, ao professor William Maia e ao IF Maker por nos ajudar no projeto estrutural 3D, e também ao presidente da ABEE-AC, Luciano Sasai, ao SEICT e à Senge, pelo forte apoio”, concluiu a estudante.
Novas etapas da OBSAT - A vinda do engenheiro aeroespacial Renan Santos ao Acre também foi uma oportunidade para conhecer de perto a equipe Aquirisat e o projeto do nanossatélite que está desenvolvendo para a OBSAT. No domingo, 09 de Julho, os integrantes da equipe se reuniram com o mentor para aprimorarem o projeto do ASMA-01, desde a estrutura mecânica até a robustez eletrônica do CubeSat. ASMA-01 é sigla para “Acre Satellite for Methane analysis in the Amazon”.
A Aquirisat é a única equipe da Região Norte do país que participa da 2ª OBSAT, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O grupo é composto pelos estudantes de Engenharia Elétrica da Ufac, Franceline Amorim, Arthur Albuquerque e Pedro Vítor, com a tutoria do professor Roger Larico Chávez e do engenheiro Renan Santos. Franceline é egressa do ensino médio integrado ao técnico em Edificações e está concluindo o técnico subsequente em Segurança do Trabalho no Ifac.
“Estamos trabalhando muito nesse estudo e já temos voluntários da Ufac e do Ifac, sendo os alunos do Ifac futuros competidores de tecnologias aeroespaciais e essa atividade levou essa proposta a eles. Nosso intuito agora é continuar com o estudo dos subsistemas de telemetria e bateria, além da análise do Metano entérico”, complementou Franceline.