Notícias
Campus Cruzeiro do Sul
IF Maker do Juruá desenvolve projetos em Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves
A equipe gestora do Laboratório IF Maker do Juruá, por meio dos servidores do Ifac Campus Cruzeiro do Sul, Kelvyla Lima e Cristiano Ferreira coordenaram dois projetos de extensão para divulgar o Laboratório IFMaker e Robótica na comunidade do Vale do Juruá. As ações foram realizadas com alunos das escolas de Cruzeiro do Sul e de Rodrigues Alves onde crianças e jovens puderam conhecer mais sobre a cultura maker, onde se aprende fazendo. Os estudantes também tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências sobre o mundo da robótica. Os dois projetos foram executados nos meses de maio e junho.
Com os projetos, foram realizadas oficinas de introdução à robótica e prototipagem rápida com impressão 3D, oportunidades em que os estudantes puderam colocar a mão na massa, como sugere a "cultura maker". Eles tiveram acesso a várias ferramentas, tais como processo de acabamento de peças, utilização de caneta 3D, montagem de robô autônomo e modelagem no Tinkercad.
Os projetos já foram executados com alunos da Escola Sete de Setembro, Escola Padre Raimundo Agnaldo Pereira Trindade, Rede Estadual Santa Luzia e Escola Plácido de Castro.
Para o bolsista do IF Maker e aluno de Processos Escolares, Ricardo Nascimento, “foi um prazer receber a visita das escolas no nosso laboratório onde foi possível compartilhar conhecimentos e experiências através desse novo conceito Maker, que vem tendo mais visibilidade atualmente. Os alunos puderam experimentar, na prática, o que o laboratório idealiza e como são inúmeras as utilidades do espaço”, contou.
Outra bolsista do Laboratório IF Maker que participou dos projetos foi a estudante do ensino médio integrado ao técnico em Meio Ambiente, Mirella Calisto. Ela conta que “ter a oportunidade de expandir os conhecimentos do Laboratório IF Maker do Juruá junto à comunidade foi uma grande experiência como bolsista. Eram algumas crianças e adolescentes que buscavam o conhecimento e que ficavam maravilhados com as peças 3D, assim como eu fiquei um dia. Principalmente as meninas e meninos com idades entre 4 e 7 anos, esses eram bastante curiosos! Alguns já sabiam como funcionava uma impressora 3D, ainda assim se empolgaram com os aparatos tecnológicos que levamos, o que nos fez refletir sobre como as tecnologias têm mudado vidas e criado novas oportunidades.”
O diretor geral do Campus Cruzeiro do Sul, Bráulio Gonçalves, destacou a importância dos projetos de extensão ao levar tecnologias para além dos muros da instituição “O Campus Cruzeiro do Sul cumpre um papel fundamental para a comunidade do Juruá ao introduzir, com o laboratório e os projetos, a cultura Maker, na busca de desenvolvimento de um dos nossos objetivos principais, que é levar a tecnologia para além dos nossos muros, buscando, na prática, soluções de problemas do nosso cotidiano, pondo o conhecimento técnico/tecnológico a serviço da população.”
Com informações e fotos do Campus Cruzeiro do Sul