Notícias

Notícias

MEC intensifica diálogo com instituições da Rede Federal

publicado: 07/07/2023 16h56, última modificação: 07/07/2023 18h28
Ministro da Educação, Camilo Santana, se reuniu com os reitores da Rede Federal para discutir ações conjuntas com as instituições
conif_jul23 (1).png

Nesta quinta-feira, 6 de julho, na sede do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em Brasília (DF), o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, reuniu-se com os reitores dos Institutos Federais (IFs) e do Colégio Pedro II e com os diretores-gerais dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets). O momento foi marcado pela intensificação do diálogo com as instituições, a fim de articular ações conjuntas em prol do desenvolvimento e da valorização da educação brasileira. 

Em seu discurso, o ministro enfatizou a importância da parceria com as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para reconstrução de políticas que foram desestruturadas durante os últimos anos. “Queremos muito os Institutos Federais como nossos parceiros diretos em todas as políticas do Ministério”, enfatizou Camilo.  

O ministro ainda reconheceu a importância dos IFs pelo êxito na oferta da educação e pelo destaque do nível tecnológico das instituições, indicando potencialidades que podem auxiliar na construção de uma metodologia que possa integrar toda a rede básica de ensino com o intuito de acompanhar a vida escolar dos estudantes. 

conif_jul23 (2).jpeg

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques Ferreira, também participou da reunião e analisou de forma muito positiva a aproximação do Ministério da Educação (MEC) com os dirigentes das instituições.  

“Este momento fortalece ainda mais a democracia e o trabalho desenvolvido pelas nossas instituições, que têm muita expertise para unir esforços aos grandes desafios que temos em relação à educação, isso é fundamental para instituir uma política de valorização, consolidação e expansão do Institutos Federais”.

A presidente do Conif, Maria Leopoldina Veras, reitora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF-Sertão), apresentou informações sobre a Rede Federal e ratificou a importância do diálogo para o fortalecimento do processo educacional. “Nós somos realmente uma rede forte e nós estamos juntos nesta empreitada, neste desafio que é fazer a educação cada vez melhor no nosso país”, afirmou Leopoldina.  

Assistência estudantil - Entre os temas abordados na reunião dos dirigentes da Rede Federal com o ministro da Educação, foram debatidas estratégias para ampliar e fortalecer a assistência estudantil em todas as instituições de ensino, de forma a alcançar um número maior de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Para a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, que esteve presente na reunião “A assistência estudantil desempenha um papel fundamental, proporcionando condições adequadas para que os estudantes enfrentem desafios e superem obstáculos ao longo de sua jornada acadêmica. Isso inclui a oferta de bolsas, programas de moradia estudantil, alimentação, transporte e apoio psicossocial. Acreditamos que é essencial promover a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades no acesso à educação. Além disso, ressaltamos a importância da articulação entre os diferentes órgãos e entidades envolvidos na oferta de assistência estudantil, a fim de garantir uma ação conjunta e efetiva em prol dos estudantes. A parceria entre o Ministério da Educação, as instituições de ensino e as organizações da sociedade civil é fundamental para alcançar resultados significativos”.

Com informações da Ascom/MEC e da Setec