Ifac comemora aniversário com festa no novo prédio da reitoria, em Rio Branco

publicado: 21/06/2023 16h38, última modificação: 23/06/2023 11h22
Evento, que teve transmissão ao vivo no Youtube, contou com a presença de servidores, terceirizados, diretores gerais dos campi e também do prefeito de Rio Branco
347414705_650471847102202_7598997960462766831_n.jpg

O Instituto Federal do Acre (Ifac) realizou nesta quarta-feira (21.06), um evento em comemoração aos 13 anos de atividades no Estado. A cerimônia teve palco no novo prédio da reitoria, localizado no segundo distrito de Rio Branco, e contou com a presença de servidores, terceirizados, diretores gerais dos campi e também do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Ifac no Youtube.

Na ocasião, a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, anunciou que a entrega oficial das obras mais recentes da instituição, do novo Campus Baixada do Sol, na Transacreana, do Campus Cruzeiro do Sul e da reitoria, contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, e do secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Getúlio Marques Ferreira. O evento ainda não tem data definida, mas está previsto para o segundo semestre de 2023. As obras somam cerca de R$ 23 milhões em investimentos para a educação profissional e tecnológica acreana.

A cerimônia de aniversário foi iniciada com orações e apresentações do coral dos servidores da reitoria e também do coral do Campus Rio Branco. Foi apresentado um vídeo com o tema dos 13 anos “Qualificando pessoas, transformando vidas” que aborda a contribuição do Ifac na história de alunos, egressos e servidores. Também foi entregue um broche de comemoração da nota 5 obtida pelo ifac durante o recredenciamento realizado em 2021, pelo MEC.

347565376_650472653768788_9043385104075110447_n.jpg

Em seguida, os diretores gerais dos campi do Ifac, juntamente com a reitora e o prefeito de Rio Branco fizeram seus pronunciamentos sobre as conquistas e desafios do Ifac nos 13 anos de atividades e sobre os próximos passos.

O prefeito Tião Bocalom lembrou que também participou do lançamento da cápsula do tempo da reitoria em 2021, quando a obra ainda estava começando. O gestor agradeceu o convite para participar do aniversário de 13 anos do Ifac e reforçou a importância da instituição no município.

Ifac 13anos (4).jpg

A reitora comemorou o fato de que “esta é a primeira vez que comemoramos o aniversário da instituição com todos os servidores da reitoria reunidos no mesmo espaço”, lembrando que a unidade funcionou em prédios separados até o começo de 2023. Ela também salientou que, diferente dos institutos federais de outros estados que já possuíam infraestrutura das escolas técnicas e agrotécnicas federais, “o Ifac começou do zero”.

Ifac 13anos (1).jpg

Ifac 13anos (2).jpg

Novas obras - O Campus Baixada do Sol, que foi instalado há mais de dez anos no bairro Aeroporto Velho, em Rio Branco, passará a funcionar na região da Transacreana. O terreno com as instalações da antiga Escola da Floresta vem recebendo reformas e ampliação para que o Ifac possa realizar a mudança.

Em Cruzeiro do Sul, serão entregues as obras da reforma do prédio administrativo, que sofreu com um grande incêndio em abril de 2019, e a ampliação do Campus que recebeu uma nova área de convivência e o Estúdio Comunitário do Vale do Juruá - Ifac Campus Cruzeiro do Sul.

Finalmente, outra obra importante que será inaugurada oficialmente no segundo semestre é a sede da reitoria, que por mais de dez anos funcionou em dois prédios alugados no bairro do Bosque, em Rio Branco, e agora foi instalada no segundo distrito, na Via Chico Mendes, próximo à Arena da Floresta.

Ifac 13anos (3).jpg

Sobre o Ifac - Criado em 2008, por meio da Lei nº 11.892, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Ifac somente iniciou a oferta de cursos em 2010. A data de 21 de junho de 2010 foi definida como aniversário do Ifac em virtude de ter sido a posse dos primeiros técnicos e professores. Na época, o Instituto contava com quatro unidades, que abriram as primeiras turmas dos cursos técnicos subsequentes e de educação de jovens e adultos (Proeja). Atualmente, o Ifac possui seis campi, que ofertam cursos técnicos de nível médio, cursos superiores e pós-graduação.

Acesse todas as fotos da comemoração no drive abaixo:

Crédito das fotos: Adma Costa e Manassés Carvalho