CAMPUS XAPURI

Ifac realiza colação de grau de tecnólogos e licenciados em Xapuri

publicado: 09/06/2023 13h26, última modificação: 12/06/2023 16h52
Cerimônia de colação de grau realizada no Campus Xapuri foi marcada pela emoção dos formandos
Colação_Xapuri (1).JPG

A colação de grau dos formandos dos cursos superiores em Licenciatura em Química, Tecnologia em Agroindústria, Tecnologia em Agroecologia e Tecnologia em Gestão Ambiental realizada pelo Instituto Federal do Acre (Ifac) nesta quarta-feira (07.06) foi marcada pela forte emoção dos novos tecnólogos e licenciados, ao agradecerem à instituição e aos docentes presentes ao auditório da unidade.

A reitora Rosana Cavalcante dos Santos presidiu a solenidade que contou com a participação do diretor-geral do campus, Joel Bezerra Lima, de coordenadores, paraninfos, patronos das turmas, familiares, amigos dos formandos, docentes convidados e técnicos administrativos do campus Xapuri.

Colação_Xapuri (3).JPG

Um dos momentos mais emocionantes da colação de grau foi o agradecimento da tecnóloga em Agroecologia, Maria Aparecida Barros Mota de Farias, à docente Leylane Hadad, que se encontra em licença para tratamento de saúde, mas fez questão de participar da solenidade. A oradora não esperava que a docente estivesse no auditório e se emocionou.

Colação_Xapuri (2).JPG Colação_Xapuri (5).JPG

A reitora Rosana Cavalcante dos Santos destacou o êxito dos formandos ao concluir o curso que escolheu no Ifac. “Nesta data vocês concluem com êxito mais uma etapa da vida acadêmica de muitas que virão, mas também, hoje vocês estão aptos a verticalizar todo esse conhecimento através dos programas que o Instituto Federal do Acre oferece, desde a especialização, mestrado e doutorado”.

Rosana Cavalcante disse, ainda, que a colação de grau simboliza a colheita de um imenso esforço conjunto e articulado no Instituto Federal do Acre, por meio dos professores e técnicos administrativos. “Estes profissionais entregam nosso maior patrimônio: uma educação profissional, científica e tecnológica, gratuita e de alta qualidade, acessível para os filhos do Acre”.

Colação_Xapuri (8).jpeg Colação_Xapuri (7).JPG

Diretor do campus Xapuri, Joel Bezerra Lima, deu ênfase à formação que os novos profissionais receberam na instituição. “Estamos felizes por mais uma formatura no campus Xapuri. Quero destacar aos nossos licenciados e tecnólogos, que a formação expande, cria ousadia, tira a timidez, te faz crítico”. Ao final, citou a poesia de Cora Coralina, que destaca que “...o trabalho de vocês seja silencioso e discreto, Isso é tão barulhento que um dia você vai descobrir que você não precisa falar tanto”.

Colação_Xapuri (9).JPG

Participaram da mesa diretiva, o coordenador do curso de Tecnologia em Agroindústria, Emerson Zambrano Lara, a coordenadora do curso de Tecnologia em Agroecologia, Leile Daiane Ribeiro Freire, o coordenador do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, Herzem Ramos Carioca Júnior, a paraninfa do curso de Licenciatura em Química, Drielly Campos da Silva, a paraninfa do curso de Tecnologia em Agroecologia, Tatiane Loureiro da Silva, o paraninfo do curso de Tecnologia em Agroindústria, Ricardo Kind Lopes e a paraninfa do curso de tecnologia em Gestão Ambiental, Luciana Rufino de Souza.

Colação_Xapuri (6).JPG

Leia trechos dos discursos dos formandos:

O Ifac nos proporcionou múltiplas oportunidades para crescer enquanto acadêmicos, e nunca fez distinção em alunos oriundos de escolas públicas e privadas. Mas forneceu a todos a oportunidade de buscar pela construção do seu próprio conhecimento e formação acadêmica. Nesta instituição você tem diversas possibilidades de aprimorar sua formação acadêmica, a decisão partirá de você, se irá agarrá-la e aproveitá-la ou deixá-la passar. (Messilane da Silva Pereira - Licenciada em Química)

Chegar aqui é uma conquista. Agroecologia é um curso de três anos e dois deles vivemos em meio a uma pandemia. E mesmo este discurso não ser somente meu, eu não poderia deixar de citar a professora Leylane Hadad, que no meio dessa caminhada, se tornou uma mãe para ao meu coração, me acolheu na sua casa durante um ano, e me ofertou muito mais do que comumente um professor oferta, inclusive gostaria que ela estivesse aqui, mas como vocês sabem, ela está afastada do campus por motivo de saúde, mas me emociono ao falar dela”. (Maria Aparecida Barros Mota de Farias – Tecnóloga em Agroecologia)

Agora, como profissionais da área da Agroindústria temos novos desafios, mas com certeza o que aprendemos no Ifac vai nos ajudar muito. Agradeço ao campus Xapuri e ao Ifac, coordenação, docentes e Técnicos Administrativos. Nossa conquista também é resultado dos esforços de cada um de vocês. Tivemos que superar desafios, pandemia, doenças, mas somos duro na queda”. (Tarciana Conceição Miranda de Souza - Tecnóloga em Agroindústria)

Ao longo desses anos, passamos por muitos desafios e superações, momentos de alegria e de tristeza, mas acima de tudo, aprendemos a crescer e a nos desenvolvermos como seres humanos. Cada um de nós tem uma história única, mas estamos todos aqui como um só grupo, uma turma unida pela mesma conquista. A partir de agora, começamos uma nova etapa em nossas vidas. O futuro é incerto e cheio de desafios, mas com a formação que recebemos aqui, estamos mais preparados do que nunca para enfrentá-los de cabeça erguida. (Rosimaira Pereira – Tecnóloga em Gestão Ambiental)

(Fotos: Ednilson Medeiros de Brito Filho, campus Xapuri)