Campus Rio Branco

Ifac realiza II Seminário Internacional sobre Dislexia no Acre

publicado: 24/05/2023 12h32, última modificação: 01/06/2023 12h32
Evento é gratuito e está com inscrições abertas; atividades serão realizadas nos dias 04, 05 e 06 de junho
Matéria_Seminário (1).jpg

- Foto: Manassés de Oliveira Carvalho

O Instituto Federal do Acre, por meio do campus Rio Branco, está com inscrições abertas para o II Seminário Internacional sobre Dislexia no Acre. O evento, que será realizado entre os dias 04 e 06 de junho, é gratuito e faz parte dos projetos de extensão do Ifac. Todos os participantes receberão certificado.

Inscreva-se nas palestras do II Seminário Internacional sobre Dislexia no Acre

O seminário também contará com a realização de uma cicleata pela conscientização sobre a dislexia e o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). A concentração da cicleata será no dia 04 de junho no Lago do Amor, a partir das 07h30. Para participar é necessário se inscrever pelo formulário eletrônico: https://bit.ly/cicleata-capoeira-ifac.

Haverá demonstração de roda de capoeira e luta no Campus Rio Branco, dia 6 de junho, às 17h30, seguida de Roda de conversa no auditório sobre a Prática esportiva e seus efeitos no desempenho das pessoas com transtornos.

Conforme explica a coordenadora do evento, professora Cristiane das Neves, a cicleata e a roda de capoeira têm como propósito conscientizar a comunidade de que a dislexia e o TDAH necessitam ser reconhecidos, conhecidos e considerados no ambiente familiar, social, escolar e de trabalho e de que a prática esportiva é essencial no desenvolvimento da pessoa com o transtorno.

A cicleata e a roda contam com parceria dos grupos: O Acre Existe e Pedala, Seven Bikers, Pedal da Diversão, Pebas BikeTube, Lambe Asfalto Acre, Galáticos do Pedal, Acre Brasil Capoeira e Centro de Luta Victor Romero.

De acordo com a programação, dia 05 de junho haverá a mesa de abertura presencial, com autoridades locais, a partir das 8h, que também será transmitida pelo canal do Ifac no YouTube. A partir das 9h, as atividades serão transmitidas somente pelo YouTube, assim como as palestras programadas para o dia 06 de junho. Para  receber certificado de 20 horas, é necessário realizar a inscrição no evento e ter mais de 75% de presença nas atividades.

Confira abaixo os horários e temáticas que serão abordadas em cada atividade:

05 de junho (segunda-feira)
08h: Abertura do II Seminário Internacional de Dislexia no Acre
09h: “Dislexia para além da escola” – palestrante: Gabrielle Coury de Andrade (Associação Dislexia MT e Mães Brasil Dislexia)
10h: “Instrução fônica e multissensorial na dislexia” – palestrante: Renata Monteiro Teixeira Er (Dislexia & Aprendizagem – Brasília/DF)
14h30: “Diagnóstico e intervenção precoce dos transtornos de neurodesenvolvimento na qualidade de vida” – palestrante: Rubens Wajnsztejn (Núcleo Especializado em Aprendizagem da FMABC – Santo André/SP)
15h30: Técnicas de estudo e organização – palestrante: Renato Paiva (Clínica da Educação – Portugal)

06 de junho (terça-feira)
09h: “Adaptações escolares para alunos com dislexia” – palestrante: Felipe Ponce (DislexClub)
10h: “Aprendizagem de língua estrangeira e dislexia” – palestrante: Furkan Er (Associação de pais e dislexia – Turquia)
14h30: “Dislexia e TDAH: Critérios para o diagnóstico, tratamento e orientação de familiares e educadores” – palestrante: Rubens Wajnsztejn (Núcleo Especializado em Aprendizagem da FMABC – Santo André/SP)
15h30: “Capacidades e potencialidades do disléxico” – palestrante: Maria Inez Ocanã De Luca (Associação Brasileira de Dislexia – ABD)

São parceiros do II Seminário Internacional de Dislexia no Acre: Associação Mato-Grossense de Dislexia, Mães do Brasil Dislexia, Núcleo Especializado em Aprendizagem da Faculdade de Medicina do ABC, Por Todos Nós – Superando Dislexia e TDAH do Grande ABC – SP, Movimento pela Inclusão – Movin, Associação Brasileira de Dislexia – ABD, Dislexia TDAH Amor de Mãe, Movimento pela Dislexia no Acre e Governo do Estado do Acre.