VIII Conc&t

Conc&t reúne ciência, tecnologia, arte e cultura no Campus Rio Branco

publicado: 22/11/2023 02h29, última modificação: 22/11/2023 09h25
Evento é aberto para toda a comunidade que pode prestigiar as atrações culturais e conhecer os projetos realizados no Ifac
conct dia 21 (1).png

A programação na tarde desta terça, 21, foi repleta de atrações no Campus Rio Branco que está sediando o VIII Congresso de Ciência e Tecnologia do Ifac, Conc&t. No palco cultural montado no estacionamento teve muita música, além de poesia, capoeira e uma mostra de vídeos.

O palco foi inaugurado com uma apresentação da banda Professounds, formada por docentes do Ifac e que teve uma participação especial do músico Alberan Moraes. Ainda no palco cultural, o grupo Vocal e Instrumental do Ifac Campus Cruzeiro do Sul se apresentou com um repertório de canções populares nacion

conct dia 21 (3).jpeg

Evilim Cristina, do 2º ano do ensino médio integrado ao técnico em Agropecuária faz parte do grupo há um ano, desde que o estúdio de música ficou pronto. Ela conta que já cantava antes de entrar no projeto, na igreja e em outros colégios que estudou. Sobre se apresentar no Conc&t, ela disse que “Pra nós é bastante importante, como iniciantes, porque já é uma certa experiência, o nervosismo passa, a gente já sabe o que tá fazendo. Temos um professor excelente que ajuda nisso também. É incrível, tanto a viagem, como estar aqui, cantar pra todo mundo, mostrar nosso talento.”

Na tarde, o público pode prestigiar no palco cultural um sarau de poesia, uma roda de capoeira e a exibição de um vídeo-documentário sobre a história da capoeira no Acre.

Ciência e tecnologia - Ao mesmo tempo, também no espaço do estacionamento, foi realizada a exposição de trabalhos científicos, arte e a mostra tecnológica.

Quem passou pelos banners pôde conhecer muitos projetos realizados no Ifac, como o de um aplicativo que reúne as informações meteorológicas das chuvas com o histórico de alagação nos bairros da capital e notifica os usuários com antecedência sobre os riscos de alagação. O app está sendo desenvolvido por estudantes do curso de ensino médio integrado ao técnico em Informática para Internet do Campus Rio Branco.

“A gente teve a ideia quando vimos que no Acre não existe nenhum app que sane esse déficit. Todo ano tem a época de enchente e não tem nada que mitigue isso, em quesito de danos psicológicos e danos de bens materiais. Então a ideia é que a gente construa um ambiente que seja seguro para diferentes tipos de pessoas”, explica a estudante Maria Fernanda Cordeiro, do 3º ano de IPI.
conct dia 21 (2).jpeg

Estudantes de Informática para Internet que projetaram o app Extremus
No mesmo espaço, o público do congresso pode visitar os estandes de inovação tecnológica onde se encontram os protótipos do IF Maker Juruá.

O planetário itinerante também está no Conc&t, junto com as atividades do programa Circuito de Ciências. A atração está montada na quadra do Campus e, assim como todo o congresso, é aberta à comunidade.

A programação continua nesta quarta, dia 22, durante todo o dia no Campus Rio Branco com muita ciência, tecnologia, arte e cultura.

conct dia 21 (5).jpeg
conct dia 21 (4).jpeg conct dia 21 (6).jpeg