Notícias
Reitoria
Colégio de Dirigentes tem apresentação cultural e demandas entregues a parlamentares
- Foto: Manassés Carvalho/Ifac
O Instituto Federal do Acre (Ifac) recebeu, na manhã desta sexta-feira (20.10), a apresentação cultural “Huni Meka”, do grupo Aĩbu Kene Keneya, que é formado por mulheres da comunidade Aldeia Altamira Ni Yuxibu, localizada na Terra Indígena Seringal Independência Alto Rio Tarauacá, no município de Jordão.
A apresentação, que integrou as atividades da 36º Colégio de Dirigentes, contou com a presença de servidores e gestores da instituição. “O grupo está realizando uma série de apresentações e é muito importante trazer para a nossa instituição um pouco mais da cultura ancestral dos povos originários”, destacou o docente do campus Tarauacá, Charles Huber, que também é coordenador do projeto nacional “Ação Saberes Indígenas na Escola” junto ao Ifac.
Bimi Pinu Huni Kuin, que é integrante do grupo Aĩbu Kene Keneya e também se apresentou nesta sexta-feira, agradeceu a oportunidade de mostrar um pouco mais da cultura Kaxinawá. Ela explicou que as canções apresentadas são uma forma de consagrar a medicina para o contato com a natureza. “Gratidão a todos e pela oportunidade em compartilhar parte da nossa cultura”.
Para a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, a apresentação cultural representou um momento de aprendizado e melhor conhecimento sobre a cultura Huni Kuin. “Estamos muito felizes em receber o grupo Aĩbu Kene Keneya na nova sede da Reitoria e com elas aprender um pouco mais sobre a diversidade presente no Acre”.
As atividades do Colégio de Dirigentes tiveram sequência após a apresentação cultural, com a presença das equipes de deputados federais e senadores pelo Acre, que receberam documentos oficiais do Ifac com demandas institucionais que poderão ser contempladas com futuras emendas parlamentares.
Fotos: Adma Costa/Ifac