MEC inaugura nova reitoria do Instituto Federal do Acre

publicado: 26/10/2023 10h01, última modificação: 26/10/2023 10h01
Cerimônia será na manhã desta quinta-feira (26), na nova sede própria do Ifac, em Rio Branco. Evento terá a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana
imagens_materias_capa - 2023-10-25T161315.661.png

O Ministério da Educação (MEC) vai inaugurar nesta quinta-feira, 26 de outubro, a nova sede da Reitoria do Instituto Federal do Acre (Ifac), em Rio Branco (AC). A cerimônia contará com a presença do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e terá início às 9h (no horário local) e às 11h (pelo horário de Brasília). O evento será transmitido ao vivo nos canais do YouTube do MEC e do Ifac.

A nova estrutura do Ifac fica localizada na principal via de acesso à capital acreana e soma mais de 4,4 mil m2 de área construída. O terreno foi uma doação da Secretaria de Patrimônio da União, em uma região destinada a órgãos públicos. A Reitoria conta com salas individuais e coletivas, estúdio audiovisual, banheiros, copa, almoxarifado, sala de treinamento, auditório, refeitório, subestação elétrica, além de amplo estacionamento e espaços administrativos.

A obra recebeu R$ 11,6 milhões em investimentos e foi executada durante o período de 2020 a 2023. Este ano, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC investiu outros R$ 3,1 milhões em equipamentos, mobiliários e obras complementares na sede. A construção representa um marco para o Instituto Federal do Acre, sendo a mais recente estrutura a ser entregue para a comunidade. Com a inauguração das novas instalações, o Instituto passa a funcionar inteiramente em espaços próprios.

Além da Reitoria, o Ifac conta com seis campi, que estão localizados em Rio Branco (duas unidades), Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri. Juntas, as unidades ofertam 34 cursos técnicos (integrados e subsequentes), 17 cursos superiores, além de especializações e dois mestrados. São mais de sete mil alunos e 800 servidores, entre docentes e técnicos administrativos.

Com 13 anos funcionando em outros prédios, a Reitoria do Ifac tinha custo anual de, aproximadamente, R$ 1 milhão em aluguel. Com a nova sede, o recurso passa a ser destinado para ações e projetos voltados para as áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Inauguração da nova sede da Reitoria do Instituto Federal do Acre (Ifac)
Data: Quinta-feira, 26 de outubro
Horário: 9h (horário local); 11h (horário de Brasília)
Endereço: Via Chico Mendes, 3084, Lote 37D, Bairro Triângulo Novo, Rio Branco (AC), próximo ao Estádio Arena da Floresta