Notícias
Extensão
Ifac marca presença na etapa norte dos Jogos dos Institutos Federais
Desde quinta-feira, 21 de setembro, alunos-atletas do Instituto Federal do Acre (Ifac) estão em Manaus - AM participando da etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais, o JIF Norte 2023. Ao todo, 41 estudantes representam o Acre na competição em oito modalidades. O JIF Norte reúne mais de 600 atletas dos institutos federais da região norte, disputando as melhores colocações em 11 modalidades, até o dia 27 de setembro.
Nas modalidades individuais, o Ifac já conta com um pódio no atletismo. O atleta Leonardo de Souza ficou com a medalha de prata no lançamento de disco.
Nas modalidades de esportes coletivos, o Ifac vem se destacando no vôlei de quadra feminino, no vôlei de praia masculino e feminino, no handebol e futsal masculinos.
No vôlei feminino, o Ifac joga a semifinal nesta segunda-feira à tarde contra o Pará (IFPA).
A equipe de handebol masculino também chegou na semifinal que será disputada também nesta segunda, 25, contra o Tocantins (IFTO).
No vôlei de praia, o Ifac terá as duas equipes disputando o 3º lugar nesta terça, 26.
Com chances de levar o troféu de campeão, a equipe de futsal masculino do Acre passou na semifinal contra o Tocantins e joga a final nesta terça, 26, com os anfitriões do Amazonas (Ifam).
No basquete masculino, a equipe do Ifac foi eliminada ainda na fase de grupos e no tênis de mesa masculino o Ifac também não seguiu adiante na competição.
“É incrível, eu realmente não achava que eu viria. É um privilégio representar o Acre, espero que façamos memórias muito boas pra levar pro resto da vida”, declarou a atleta do vôlei de praia, Sampaio que participa do JIF pela primeira vez. Ela faz dupla com a Raquel, e juntas, vão disputar o 3º lugar na modalidade.
Promovido pelo Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e em parceria com os institutos federais de todo o país, os JIFs são uma tradicional competição esportiva que busca integrar estudantes e atletas dos institutos, proporcionando a troca de ideias e experiências. Na região Norte, em 2023, o Instituto Federal do Amazonas (Ifam) é a instituição responsável pela organização das competições.
Fotos: Manassés Carvalho / Dscom