Notícias
Notícias
Reunião do Conif tem participação da seção sindical Sinasefe Acre
Nesta semana, de 9 a 11 de abril, o Instituto Federal do Acre (Ifac) está sediando a 132ª reunião ordinária do Conselho Nacional da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
Considerando a conjuntura de greve nacional dos servidores da educação federal, a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, intermediou, junto à Presidência do Conif a participação da seção Acre do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) para fazer uma fala aos gestores presentes na reunião na tarde desta terça-feira, 09.
Rosana Cavalcante destacou que a participação do Sinasefe na reunião do Conif, é uma demonstração do respeito que a instituição tem com os servidores e sua representação sindical. "O Ifac mantém o apoio e diálogo sempre abertos com os servidores e o comando de greve, reforçando o compromisso com a democracia e transparência. A participação do Sinasefe na reunião do Conif, reforça a moção de apoio que o Consu, da qual sou presidente, de apoio e respeito ao movimento de greve de técnicos administrativos e docentes da instituição".
O evento teve ainda a presença de servidores mobilizados em greve do Campus Rio Branco e o Sinasefe Acre foi representado pela coordenadora geral TAE, Liliana Rodrigues e pela 2ª secretária, Cristiane Nogueira.
As falas destacaram a pauta da greve nacional: Reestruturação das carreiras de técnico-administrativos (PCCTAE) e docentes (EBTT); Recomposição salarial; Revogação de todas as normas que prejudicam a educação federal aprovadas nos governos Temer (2016-2018) e Bolsonaro (2019-2022); e Recomposição do orçamento e reajuste imediato dos auxílios e bolsas dos estudantes.
Representantes do Sinasefe/AC participa da 132ª Reunião Ordinária do Conif, realizada na Reitoria do Ifac/ Foto: Davi Sopchaki
A 2ª secretária, Cristiane Nogueira também destacou a necessidade de suspensão do calendário acadêmico de todas as unidades onde os servidores aderiram à greve.
Na ocasião, foi entregue uma carta do comando de greve do Ifac Campus Rio Branco para a Diretoria do Conif solicitando o apoio dos reitores e reitoras para reforçar as reivindicações do movimento de greve.
Após a fala das representantes do Sinasefe, o presidente do Conif, Elias Monteiro reiterou o apoio do Conselho às reivindicações dos servidores em greve.
“Estamos perdendo nossos colegas e num momento muito sensível em que falamos sobre expansão. Podem ter certeza que todas as vezes que nós tivermos a oportunidade de reivindicar e defender a categoria, nós o faremos. Como pauta, nós vamos discutir essa questão, mais no sentido de instrumentalizar os nossos colegas e na medida do possível, o que for possível de firmarmos posição vocês podem contar conosco.”
Servidores do Campus Rio Branco acompanharam participação do Sinasefe Acre/Foto Valéria Santana
O vice-presidente do Conif, Júlio Heck destacou a importância da reestruturação das carreiras, já que a evasão de servidores da educação federal gera prejuízos à comunidade e às instituições.
“A Rede Federal corre um sério risco se nada for feito em relação às carreiras que a acompanham, eminentemente e principalmente, a carreira técnico administrativo em educação, que seja dito, mas também quanto à carreira docente. E nós temos anunciado isso, enquanto coletivo, há bastante tempo.”
Ele também acrescentou que “A expansão corre risco se não vier associada a uma valorização das nossas carreiras”, se referindo ao projeto do Governo Federal de criação de 100 novos campi para a Rede de Institutos Federais, anunciado em março deste ano.