Campus Rio Branco

Acadêmicos de Administração do Ifac conhecem sede do Bope

publicado: 08/08/2024 17h04, última modificação: 08/08/2024 17h04
Visita técnica ao batalhão da Polícia Militar proporcionou aos estudantes observar a aplicação prática dos conceitos administrativos em um ambiente real e desafiador
adm visita bope crb (1).jpeg

No último dia 02 de agosto, estudantes do 3ª e 5º períodos do Curso Superior de Bacharelado em Administração, do Ifac Campus Rio Branco, realizaram uma visita técnica à sede do Batalhão de Operações Policiais Especiais, Bope, da Polícia Militar do Estado do Acre. A visita foi organizada pela coordenação do curso, por intermédio das professoras Luana Ugalde da Costa e Elaine Otsubo Sanchez.

A visita técnica teve como finalidade proporcionar aos estudantes uma oportunidade única de observar a aplicação prática dos conceitos administrativos em um ambiente real e desafiador. Ao entender como uma organização de alta performance, como o Bope, funciona, os alunos puderam ver de perto a importância da gestão eficiente de recursos humanos, financeiros e logísticos. Essa experiência complementa a formação teórica dos estudantes, permitindo uma visão mais integrada e prática da administração.

adm visita bope crb (3).jpeg

Programação - Os estudantes foram recebidos com uma palestra do Sargento Figueiredo sobre o funcionamento e a organização do BOPE e suas respectivas companhias. A palestra abordou estrutura organizacional, funções e responsabilidades de cada unidade, bem como a importância da coordenação, disciplina e ação colaborativa no cumprimento das missões do BOPE.

A visita contou também com uma vivência prática na pista de obstáculos, liderada pelos tenentes Artur e S. Neves, Na atividade, os estudantes foram divididos em equipes. O desafio começou com os participantes enfrentando obstáculos feitos com pneus, que exigiam agilidade e coordenação. Em seguida, eles seguiram por uma trilha com obstáculos naturais, incluindo água, lama, descidas e subidas, onde todos os membros das equipes precisaram colaborar para superar os desafios juntos e alcançar a linha de chegada. A equipe que completou a pista de obstáculos primeiro foi premiada com um troféu especial, confeccionado em parceria com o Laboratório Maker do Campus Rio Branco, simbolizando a união entre a prática e o conhecimento técnico.

Após as atividades, houve um momento de confraternização com um lanche compartilhado, permitindo a interação entre os estudantes e os membros do BOPE, promovendo um ambiente de integração e troca de experiências.

adm visita bope crb (2).jpeg

Experiência - “A aula no Bope nos proporcionou grandes lições fora da sala de aula. Aprendemos na teoria como funciona a administração da PM e na prática os ensinamentos da administração: trabalho em equipe, motivação, saber lidar com desafios, determinação, etc. Além de ter sido muito divertido, foi uma oportunidade da turma fortalecer os laços e a união e de conhecer melhor os veteranos”, comentou Livian D'avila, estudante do 3º período.

“Quero compartilhar que essa atividade foi extremamente valiosa para minha área de administração, especialmente no que diz respeito ao trabalho em equipe. Tive a oportunidade de entender melhor como as dinâmicas funcionam quando estamos todos juntos em um projeto. Durante essa experiência, pude também conhecer melhor a atuação do Bope, suas atividades e, acima de tudo, a importância do trabalho colaborativo. Na área da administração, é fundamental atuar em conjunto, onde todos se ajudam e realizam suas responsabilidades para que, assim, possamos alcançar um objetivo comum”, disse Leatrice Joyce Balbino Schubert, também do 3º período.

Para o Sargento Figueiredo, do Bope, “Atividades como essa são fundamentais para o Bope, pois ajudam a aproximar a polícia da comunidade. Receber os estudantes de Administração foi muito interessante, porque eles puderam entender melhor como funciona a Polícia Militar e o Bope. A pista de obstáculos deu aos alunos uma ideia do quanto é difícil o nosso treinamento e mostrou a importância do trabalho em equipe para a realização dos nossos serviços. Essa interação fortalece o entendimento mútuo e valoriza a cooperação entre a polícia e a sociedade acadêmica.”

Segundo a professora Luana Ugalde, da disciplina Psicologia Organizacional, “a visita ao Bope proporcionou aos estudantes a oportunidade de conhecer uma instituição com uma cultura e comportamento organizacional muito diferentes do que eles costumam vivenciar. Além disso, a experiência foi enriquecedora não apenas para os alunos, mas também para nós, professoras. A vivência prática nos aproximou teoricamente e fortaleceu nossas relações interpessoais. Vejo que essa atividade foi muito benéfica e espero que possamos repetir iniciativas como essa no futuro, para continuar ampliando os horizontes acadêmicos e pessoais dos nossos estudantes”, concluiu.

Com informações e fotos do Campus Rio Branco

registrado em: ,