Campus Transacreana

Centro de pesquisas do Ifac e IOC-Fiocruz irá fomentar estudos com foco na Amazônia

publicado: 23/08/2024 14h44, última modificação: 23/08/2024 14h48
A unidade foi inaugurada nesta sexta-feira (23.08), no campus Transacreana; o espaço é dedicado a estudos com foco nas áreas de ambiente, biodiversidade e mudanças climáticas
imagens_materias_capa - 2024-08-23T123517.890.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) é, oficialmente, sede do novo Centro de Estudos e Pesquisas em Ambiente, Biodiversidade e Mudanças Climáticas (Cepab-Clima), em parceria com o Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz). O espaço, que foi inaugurado nesta sexta-feira (23.08), no campus Transacreana, tem como foco o desenvolvimento de projetos e ações voltadas para a região amazônica.

WhatsApp Image 2024-08-23 at 12.31.20 (2).jpeg

"É um privilégio sermos sede de um espaço em que serão realizados estudos e pesquisas em prol da biodiversidade amazônica, do meio ambiente e questões climáticas. Vivemos um momento em que essas temáticas são essenciais para o futuro da nossa região e de todo o mundo. A parceria com o Instituto Oswaldo Cruz já é uma realidade no Ifac e este momento reforça o nosso compromisso em seguirmos desenvolvendo atividades científicas, de ensino e extensão", ressaltou a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos.

Com investimento de R$ 25.883,93, o local conta com três ambientes: sala de entrada, espaço central para armazenamento de insumos e equipamentos, e setor principal, que será utilizado para o desenvolvimento de pesquisas em diversas linhas de conhecimento. O Cepab-Clima também está equipado com bancadas, pias e instalações especiais.

WhatsApp Image 2024-08-23 at 12.31.20 (3).jpeg

Além da inauguração, o Ifac e o IOC-Fiocruz assinaram protocolo de intenções para oferta de capacitações de curta duração e estruturação de um novo programa de pós-graduação em biodiversidade, mudanças climáticas e políticas públicas na Amazônia.

Para a diretora do IOC-Fiocruz, Tania Cremonini Araujo-Jorge “inaugurando um espaço físico, um laboratório de cooperação com equipamentos e equipes de profissionais qualificados pelo Ifac e Fiocuz. Ter um laboratório cooperativo é um diferencial muito grande nessa parceria que já é antiga. Estamos indo além, criando uma instância com várias instituições de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e inovação”.

WhatsApp Image 2024-08-23 at 12.31.21.jpeg   WhatsApp Image 2024-08-23 at 12.31.21 (1).jpeg

A secretaria estadual de Meio Ambiente, Julie Messias, também participou do evento e destacou a importância dos estudos que serão realizados no Cepab-Clima com foco no contexto amazônico. “Ter um ambiente da Fiocruz no Acre já é a sinalização de um avanço significativo. Um espaço que traz a temática da biodiversidade e do clima é uma oportunidade para que consigamos avançar nas pesquisas e entendimento do impacto que está sendo causado por essas mudanças que estamos vivendo”.

WhatsApp Image 2024-08-23 at 12.31.20 (1).jpeg

Coordenador geral de Mudanças Climáticas e Equidade em Saúde, do Ministério da Saúde, Marco Horta, esteve presente no evento e ressaltou a importância da criação de ambientes de pesquisa, com foco em fomentar conhecimento e a conscientização climática.

“Precisamos gerar conhecimento sobre as mudanças climáticas, sobre o efeito delas na biodiversidade, na vida das populações e sobre como faremos o enfrentamento destas alterações climáticas junto às populações vulneráveis. Outro ponto fundamental é fomentar a consciência climática em nossos jovens. Nossa geração, infelizmente, criou esse ambiente que vivenciamos hoje. Por isso, é importante fazermos com que as crianças tenham, desde cedo, consciência ambiental e climática. São eles que irão trabalhar nos processos de mitigação e adaptação do clima”.

WhatsApp Image 2024-08-23 at 12.31.19.jpeg   WhatsApp Image 2024-08-23 at 12.33.52.jpeg

WhatsApp Image 2024-08-23 at 12.33.52 (1).jpeg   WhatsApp Image 2024-08-23 at 12.33.53.jpeg

O evento contou ainda com a presença de estudantes, docentes e técnicos administrativos, gestores do Ifac, como também do diretor de Ensino do campus Transacreana, Matsunaga Sekiguchi, dos membros da comitiva do IO-Fiocruz, Paulo Sérgio D’Andrea (vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação), Norma Brandão (vice-diretora adjunta de Ensino, Informação e Comunicação), Manoel Oliveira (coordenador adjunto do programa de pós-graduação em Biodiversidade e Saúde) e Marcos Azevedo (coordenador do Serviço de Gestão de Materiais).