Notícias

Campus Rio Branco

Estudantes de Administração realizam visita técnica no Batalhão de Policiamento Ambiental

publicado: 15/08/2024 11h35, última modificação: 15/08/2024 11h36
A atividade aconteceu no dia 12 de agosto, em complemento às aulas teóricas da disciplina de Gestão Ambiental
imagens_materias_capa - 2024-08-15T093311.326.png

Estudantes do curso de Bacharelado em Administração, do Instituto Federal do Acre (Ifac), realizaram mais uma atividade prática. Dessa vez, a turma do 3º período conheceu um pouco mais sobre as atividades desenvolvidas pelo Batalhão de Policiamento Ambiental, com foco no gerenciamento e combate a crimes ambientais.

WhatsApp Image 2024-08-12 at 18.22.27 (1).jpeg

Coordenada pelo professor Geazí Penha Pinto, que ministra a disciplina de Gestão Ambiental o Ifac, a aula prática foi conduzida ainda pelo tenente coronel Albuquerque e o sargento Bardavil.

“O tenente coronel Albuquerque é licenciado em Geografia, bacharel em Engenharia Florestal e especialista em Geoprocessamento. O sargento Bardavil que é engenheiro florestal e especialista em Georreferenciamento em Imóveis Rurais. Ambos foram muito didáticos e pacientes em passar uma quantidade imensa de conhecimentos técnicos e operacionais sobre a atuação do Batalhão. Nossos agradecimentos imensuráveis”, ressaltou o docente do Ifac.

WhatsApp Image 2024-08-12 at 18.22.26.jpeg

Durante a atividade, os estudantes conheceram um pouco mais sobre o histórico do Batalhão Ambiental, aprenderam sobre a utilização de ferramentas de geoprocessamento no combate aos crimes ambientais, como também conheceram os recursos tecnológicos utilizados nas ações policiais, como aplicativos e softwares de processamento de imagens. Além disso, os alunos puderam tirar dúvidas sobre o cotidiano do Batalhão, sua gestão e administração.

Para o estudante Nathaniel Manuaris Aragão, a visita técnica foi uma oportunidade de ampliar os conhecimentos já apreendidos em sala de aula. “Na visita técnica, tivemos a oportunidade de ver como funciona a gestão da Polícia Ambiental, como por exemplo, a divisão das escalas para as ocorrências de queimadas, crimes ambientais, atividades extrativistas ilegais e ocupação ilegal em terras privadas. O sistema de monitoramento também nos foi explicado e apresentados exemplos sobre como a tecnologia é uma forte aliada nas atividades de policiamento”.

WhatsApp Image 2024-08-12 at 18.22.27.jpeg

Fotos e informações: Geazi Pinto/Campus Rio Branco