Notícias
Campus Rio Branco
Estudantes de Administração realizam visita técnica no Batalhão de Policiamento Ambiental
Estudantes do curso de Bacharelado em Administração, do Instituto Federal do Acre (Ifac), realizaram mais uma atividade prática. Dessa vez, a turma do 3º período conheceu um pouco mais sobre as atividades desenvolvidas pelo Batalhão de Policiamento Ambiental, com foco no gerenciamento e combate a crimes ambientais.
Coordenada pelo professor Geazí Penha Pinto, que ministra a disciplina de Gestão Ambiental o Ifac, a aula prática foi conduzida ainda pelo tenente coronel Albuquerque e o sargento Bardavil.
“O tenente coronel Albuquerque é licenciado em Geografia, bacharel em Engenharia Florestal e especialista em Geoprocessamento. O sargento Bardavil que é engenheiro florestal e especialista em Georreferenciamento em Imóveis Rurais. Ambos foram muito didáticos e pacientes em passar uma quantidade imensa de conhecimentos técnicos e operacionais sobre a atuação do Batalhão. Nossos agradecimentos imensuráveis”, ressaltou o docente do Ifac.
Durante a atividade, os estudantes conheceram um pouco mais sobre o histórico do Batalhão Ambiental, aprenderam sobre a utilização de ferramentas de geoprocessamento no combate aos crimes ambientais, como também conheceram os recursos tecnológicos utilizados nas ações policiais, como aplicativos e softwares de processamento de imagens. Além disso, os alunos puderam tirar dúvidas sobre o cotidiano do Batalhão, sua gestão e administração.
Para o estudante Nathaniel Manuaris Aragão, a visita técnica foi uma oportunidade de ampliar os conhecimentos já apreendidos em sala de aula. “Na visita técnica, tivemos a oportunidade de ver como funciona a gestão da Polícia Ambiental, como por exemplo, a divisão das escalas para as ocorrências de queimadas, crimes ambientais, atividades extrativistas ilegais e ocupação ilegal em terras privadas. O sistema de monitoramento também nos foi explicado e apresentados exemplos sobre como a tecnologia é uma forte aliada nas atividades de policiamento”.
Fotos e informações: Geazi Pinto/Campus Rio Branco