Campus Tarauacá

Estudantes do Ifac realizam pesquisa sobre letramento digital em Tarauacá

publicado: 28/08/2024 19h48, última modificação: 28/08/2024 19h48
Projeto foi desenvolvido ao longo de 12 meses por alunos do Curso Técnico de Administração Integrado ao Ensino Médio
WhatsApp Image 2024-08-28 at 08.32.55 (1).jpeg

Estudantes do Instituto Federal do Acre, Campus Tarauacá, realizaram uma pesquisa com a população do município com o objetivo de identificar as dificuldades das pessoas com o uso das tecnologias digitais e no entendimento das informações que essas tecnologias veiculam. A pesquisa, desenvolvida ao longo de 12 meses, foi feita por alunos do 2º e do 3º ano do Curso Técnico de Administração Integrado ao Ensino Médio na disciplina de filosofia, ministrada pelo professor Antônio Macedo.

A pesquisa foi realizada com a metodologia qualitativa, mas também se baseou em dados e estatísticas, além de revisões bibliográficas. Conforme explicou o professor, os dados foram interpretados à luz dos estudos sobre letramento digital e informacional conduzidos por Sônia Boeres e também pelas contribuições dos filósofos Francis Bacon e Ludwig Wittgenstein.

Os critérios para selecionar os entrevistados foi por grupo etário. O primeiro grupo foi de pessoas entre 18-30 anos, o segundo de 31-40 anos e o terceiro com pessoas acima de 41 anos. Dentro desses grupos os alunos tiveram o cuidado de manter o nível de instrução entre os entrevistados num certo equilíbrio para que os grupos não apresentassem tendências de respostas que viciassem os dados.

1.jpg 2.jpg

3.jpg 5.jpg

Cards produzidos pelos alunos com os resultados da pesquisa

Conclusões - Os resultados da pesquisa apontam que a população urbana de Tarauacá não apresenta grandes dificuldades para usar as tecnologias digitais, embora por vezes algumas surjam. De acordo com o professor Antônio Macedo, as dificuldades no uso de tecnologias digitais estão relacionadas a um excesso de instruções ou mesmo orientações confusas.

“A população sofre também com golpes e tentativas de golpes financeiros e, finalmente, ela acredita que o seu senso crítico ficou mais apurado com o acesso às informações veiculadas pelos meios digitais”, afirmou o docente.

Os alunos produziram um vídeo divertido para divulgar os resultados da pesquisa. No vídeo, revelam que 76% das pessoas de 18 a 30 anos entrevistadas afirmaram ter dificuldades com o uso das tecnologias, sendo que em 50% dos casos essa dificuldade vem do excesso de informações. Além disso, 17% dos entrevistados nessa faixa etária afirmaram ter sofrido com danos financeiros a partir do uso de tecnologias digitais.

Sem título.png

Confira o vídeo produzido pelos alunos

Além do vídeo, também foram produzidos cards para as redes sociais e um artigo científico. A equipe ainda participou de um programa especial na Rádio Aldeia FM, de Tarauacá, onde contaram sobre o projeto.

WhatsApp Image 2024-08-28 at 08.32.55.jpegAprendizado -  Para a estudante Clarice Freire de Albuquerque, bolsista do projeto, participar da pesquisa foi uma experiência transformadora.

“Desde o início, eu sabia que era fundamental ouvir as vozes da população de Tarauacá. Quando começamos a planejar as entrevistas, senti uma mistura de ansiedade e empolgação. Queria que as perguntas realmente tocassem nas questões que importavam para as pessoas. Um dos desafios que enfrentei foi encontrar a melhor forma de abordar temas sensíveis, mas trabalhar em equipe me deu confiança e facilitou esse processo.

Depois, quando começamos a criar os materiais informativos, como cards e vídeos, eu me senti realizada. Ver nossas ideias tomando forma foi gratificante. O desafio estava em sintetizar tantas informações ricas em conteúdos acessíveis, mas a criatividade da equipe ajudou muito. Essa experiência ampliou minha visão sobre Tarauacá e reforçou meu compromisso em ser uma agente de mudança”, comentou.

A pesquisa sobre letramento digital foi feita com o apoio do Núcleo de Estudos Linguísticos e Internacionalização (Nuceli) do Campus Tarauacá e também contou com o financiamento do CNPq, com o projeto fazendo parte do Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

Confira o artigo sobre o projeto

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents
registrado em: