Campus Tarauacá

Ifac certifica primeira turma de curso FIC do programa EJA-EPT em Tarauacá

publicado: 14/08/2024 19h12, última modificação: 14/08/2024 19h12
Formação técnica foi ofertada de forma concomitante ao ensino médio para os estudantes jovens e adultos da Escola João Ribeiro
eja ept tarauaca (1).jpg

No dia 07 de agosto foi realizada a cerimônia de certificação de 35 alunos do Curso de Auxiliar de Laboratório de Análises Físico-químicas, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), do Ifac Campus Tarauacá. A oferta do curso ocorreu de março a julho deste ano, totalizando 200 horas, por meio da parceria entre o Ifac e a Secretaria de Educação de Estado de Educação, Cultura e Esporte do Acre (SEE/AC).

Na modalidade de ensino técnico concomitante ao médio os estudantes realizaram os estudos do ensino médio EJA na Escola João Ribeiro e o ensino técnico no Campus Tarauacá do Ifac.

eja ept tarauaca (3).jpg

A pró-reitora de Ensino do Ifac, Carmen Paola Alvarez, esteve presente na cerimônia representando a reitora Rosana Cavalcante e destacou a importância da formação voltada ao público de jovens e adultos, especialmente aqueles no interior do Acre.

“Trata-se de um público que não conseguiu concluir seus estudos no tempo regulamentar e acabou tendo de cursar a formação básica após os 18 anos. Essas pessoas já estão em uma corrida contra o tempo para a profissionalização, são pais, mães de família, um público trabalhador. Principalmente no nosso estado, onde há carência de recursos, onde a população carece de oportunidades de trabalho, o acesso à profissionalização pública, gratuita e de qualidade faz toda a diferença no interior do estado, pois amplia a oportunidade dessas pessoas se inserirem no mercado de trabalho”, pontuou a gestora.

Além da pró-reitora de Ensino, estiveram presentes na cerimônia o diretor geral do Campus Tarauacá, Denis Tomio, a coordenadora geral do programa EJA-EPT, Arteme Vasconcelos, a coordenadora do curso, Pollyanna do Nascimento, o assessor da EJA do Núcleo de Educação de Tarauacá, Cleiber da Costa e o coordenador da EJA da Escola Estadual João Ribeiro, Edmundo de Lima.

eja ept tarauaca (4).jpg

A certificação no Campus Tarauacá foi a primeira de uma série que ocorrerá neste mês de agosto. As próximas serão em Sena Madureira (15/08), Rio Branco (23/08) e Xapuri (28/08). As certificações marcam o encerramento das primeiras turmas dos Cursos de Qualificação Profissional ofertados pelos campi do Ifac, por meio do Programa EJA-EPT, fruto da cooperação técnica entre o Ifac e a SEE/AC.

O programa visa responder às demandas induzidas pelo MEC, SEB e SETEC, no sentido de contribuir com a implementação da política de EJA integrada à EPT conforme compromisso constante no Plano Nacional de Educação, Meta 10, que define a oferta de, no mínimo, 25% das matrículas da EJA, nos ensinos fundamental e médio, de forma integrada à Educação Profissional.

eja ept tarauaca (2).jpg

Fotos: Manassés Carvalho/ Dscom