REITORIA

Ifac discute programa de pós-graduação e credenciamento como parceiro da Rede Bionorte

publicado: 29/08/2024 14h03, última modificação: 29/08/2024 14h16
Reunião Rede Bionorte (1).JPG

Em reunião realizada na terça-feira (20.08), a reitora Rosana Cavalcante dos Santos se reuniu com o coordenador geral da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Rede Bionorte), Sandro Percário (UFPA), e o coordenador estadual do Acre (UFAC), Luís Eduardo Maggi, para discutir o programa de pós-graduação PPG-Bionorte.

Dentre outros temas, foi apresentada a possibilidade de novos credenciamentos para professores do Ifac e a abertura de turmas específicas para os campi no interior do Estado. A reunião também contou com a presença do diretor de pesquisa, José Marlo, do diretor do NIT, Fábio Soares, e dos professores Pedro Plese e Marcelo Ramom.

O objetivo da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Rede Bionorte) é a integração de competências para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento, inovação e formação de doutores, com foco na biodiversidade e biotecnologia, visando gerar conhecimentos, processos e produtos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

O programa Bionorte tem o objetivo de interiorizar e desenvolver a pesquisa na Amazônia e durante a reunião, além do credenciamento de professores do Ifac para atuarem como docente permanente do programa, a realização de uma roda de conversa com doutores que têm interesse em atuar em programas de doutorado.

Reunião Rede Bionorte (2).JPG

A Proinp está realizando ações com o objetivo de uma parceria com a Rede Bionorte visando à oferta de uma turma de doutorado específica para servidores do Ifac. Ainda na reunião foi abordada a possibilidade de parceria do Ifac e Rede Bionorte visando aprovar um programa de pós-graduação Stricto Sensu do Ifac. Por fim, foi informado que a Rede Bionorte está com edital aberto para turma de doutores, e os servidores do Ifac estão convidados a participarem deste processo, link do edital: https://www.bionorte.org.br/processo-seletivo/atuais.html

A reitora Rosana Cavalcante destacou que a política do Instituto de qualificação de servidores é uma prioridade que reflete o compromisso com o desenvolvimento regional do Acre. “Investir na formação continuada de nossos professores e técnicos não apenas fortalece a instituição, mas também contribui diretamente para a capacitação e inovação no Estado. A abertura de novas turmas de pós-graduação e o credenciamento de docentes em programas como o PPG-Bionorte são exemplos concretos desse compromisso, ampliando as oportunidades de educação avançada e promovendo o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal”.

(Com informações da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação)