Notícias
Reitoria
Ifac realiza curso sobre concessão de diárias e passagens para servidores do Acre, Amazonas e Rondônia
O Instituto Federal do Acre (Ifac) deu início, nesta terça-feira (27.08), ao minicurso “Concessão de Diárias e Passagens” para docentes, técnicos administrativos e gestores do Ifac, como também profissionais que atuam em órgãos federais do Acre, Amazonas e Rondônia.
O evento, que é organizado pela Diretoria Executiva, está sendo ministrado pelo servidor da Polícia Federal, Ronaldo Corrêa, especialista na área de operacionalização do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP).
O SCDP é o sistema que permite a elaboração, registro, controle, acompanhamento e gestão dos processos de concessão de diárias e passagens nos afastamentos a serviço da Administração Pública.
Conforme explica a diretora Executiva do Ifac, Samille da Costa Leite, em junho deste ano, o Instituto participou da organização, juntamente com a Universidade de Alfenas e a Agência Nacional de Transportes Terrestres, de um minicurso sobre o SCDP. Na oportunidade, o palestrante Ronaldo Corrêa foi convidado para ampliar as discussões sobre a temática e auxiliar na capacitação de profissionais do Acre.
“Atualmente, não temos no Acre cursos nessa área e o SCDP é um dos sistemas utilizados por todos os órgãos federais. Por esse motivo, resolvemos promover essa formação para os servidores do Ifac, ampliando o convite aos demais profissionais que atuam em instituições públicas federais do Acre, Amazonas e Rondônia, como forma de otimizar e garantir o compartilhamento dessas informações”, ressaltou Samille Leite.
Além dos servidores do Ifac, também estão participando do curso, profissionais que atuam nos Institutos Federais de Rondônia (Ifro) e Amazonas (Ifam), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Controladoria Geral da União (CGU).
Conforme explica o palestrante Ronaldo Corrêa, o curso irá permitir que os servidores compreendam melhor a legislação que rege os serviços de concessão diárias e passagens, como também irá permitir que os participantes tirem dúvidas sobre o próprio sistema.
“Estamos com uma diversidade de órgãos presentes nessa capacitação e cada um conta suas particularidades. O curso, além de ser resultado de uma cooperação entre instituição, é também a possibilidade de ampliar os conhecimentos sobre a área. É importante destacar que o procedimento de concessão de diárias e passagens afeta, diretamente, as atividades finalísticas das instituições. Se não for realizado de forma correta e legal, os órgãos passam a ter dificuldades em realizar suas atividades externas, o que afeta desempenho destas instituições”, afirmou Ronaldo Corrêa.
Representando a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodin), Ubiracy Dantas, destacou a importância do curso.
“Agradecemos ao palestrante Ronaldo Corrêa, que de pronto atendeu o pedido do Ifac em realizar essa capacitação, como também a presença dos profissionais e servidores que estão participando do evento. Esta é uma temática importante e necessária. O SCDP é um sistema que conta com várias condicionantes, que devem ser observadas para que o processo de diárias e passagens seja executado de maneira célere e legal. Que todos os participantes possam aproveitar esse momento de disseminação de conhecimento”, ressaltou Ubiracy Dantas.
As atividades do curso “Concessão de Diárias e Passagens” seguem até o dia 29 de agosto.
Fotos: Adma Costa/Ifac