Reitoria

Reitora do Ifac apresenta ações de tecnologia e inovação desenvolvidas na instituição

publicado: 16/08/2024 13h08, última modificação: 16/08/2024 13h37
A apresentação aconteceu nesta sexta-feira (16.08), durante painel sobre educação profissional e tecnológica, no Rio Innovation Week
imagens_materias_capa_20240816_110155_0000.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) marcou presença no maior evento de inovação e tecnologia da América Latina, o Rio Innovation Week, realizado entre os dias 13 e 16 de agosto, no Rio de Janeiro.

Na oportunidade, a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, integrou o painel “A educação profissional e tecnológica com inovação, empreendedorismo e sustentabilidade nos Institutos Federais”, apresentando as ações de tecnologia e inovação desenvolvidas na instituição. A atividade aconteceu nesta sexta-feira (16.08) e contou com a participação do reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rafael Almada, e do presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Hugo Silva.

Screenshot_20240816_110025_WhatsApp.jpg   Screenshot_20240816_105938_WhatsApp.jpg

“Participar do Rio Innovation Week, apresentando o que temos desenvolvido no Instituto Federal do Acre (Ifac), foi muito importante para nossa instituição. Levamos mais informações sobre nossas ações e o que temos realizado na região, como também mostramos ao mundo o que tem dado certo, sendo um incentivo para outras instituições”, ressaltou Rosana Cavalcante dos Santos.

Durante sua apresentação, a gestora destacou como o Instituto tem implementado as ações e projetos nas áreas de tecnologia, inovação e empreendedorismo, indo desde a reestruturação da equipe profissional até a implementação de políticas e procedimentos internos na área de inovação.

Ainda de acordo com Rosana Cavalcante dos Santos, além da área técnica, o Instituto Federal do Acre investiu esforços e também recursos no fortalecimento da cultura empreendedora. Para isso, foram aplicadas três etapas: sensibilização de estudantes, servidores e da comunidade; a capacitação por meio de cursos, workshops e mentorias; e ainda o apoio às startups por meio das atividades da Incubadora de Empreendimentos do Ifac.

Durante o evento, a reitora ressaltou a instalação de ambientes makers nos seis campi da instituição, como também o recebimento de recursos externos através de programas da Suframa, por meio dos projetos “Mão na Massa”, “Trilha Jovem Empreendedor” e “Eu Programo Robôs”, totalizando mais de R$ 2 milhões em investimentos.

WhatsApp Image 2024-08-16 at 11.30.11.jpeg

“É válido destacar ainda que, por meio dessa força tarefa, já temos alcançado resultados importantes para o Instituto Federal do Acre. Exemplo disso, é a nossa instituição ter sido selecionada para o projeto I-Hubs da Unesco-Unevoc, a realização do I Desafio de Ideias para servidores com possibilidade de intercâmbio, e ainda sermos considerados o 2º Instituto Federal mais inovador do Brasil. Outro destaque está em nossos empreendedores incubados que já estão recebendo premiações e investimentos externos para desenvolverem seus negócios”, destacou a reitora do Ifac.

Para encerrar a apresentação, a gestora do Ifac apresentou os próximos passos que a instituição pretende desenvolver nas áreas de tecnologia, inovação e empreendedorismo.

Clique aqui e confira na íntegra a apresentação realizada pela reitora do Ifac.

Para saber mais informações sobre o Rio Innovation Week, acesse: https://rioinnovationweek.com.br/.

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents