Notícias
Campus Rio Branco
Alunos do Ifac participam de oficina sobre Transformação Digital e Inteligência Artificial
Estudantes do 8º período do curso superior de bacharelado em Administração, do Ifac Campus Rio Branco, participaram de uma oficina sobre Transformação Digital e Inteligência Artificial. A atividade foi realizada pela Coordenação do Curso Superior de Bacharelado em Administração no dia 03 de dezembro, no laboratório de informática do campus e contou com a parceria do Conselho Regional de Administração, CRA, através da conselheira Stela Beatriz que ministrou a oficina com o suporte das companheiras de CRA, Angela Bessa e Débora Gonçalvez.
A abertura da oficina foi marcada por reflexões sobre o fortalecimento da profissão através da conexão com o CRA. Débora Gonçalves destacou os benefícios do registro profissional, como oportunidades únicas e a valorização do administrador. Complementando, Ângela Bessa lembrou que recém-formados têm direito à isenção da primeira anuidade, incentivando os jovens a se integrarem ao mercado de trabalho. As conselheiras destacaram a importância do CRA nas parcerias com instituições de ensino, motivando os estudantes a se tornarem agentes transformadores em suas comunidades.
Sob a condução de Stela Beatriz, a oficina trouxe insights valiosos sobre as tendências da Administração contemporânea. Entre os temas abordados, destacaram-se Transformação Digital e IA: aplicações práticas no ambiente corporativo; Ferramentas de IA: soluções acessíveis para análise, automação e gestão de dados; e Práticas com IA: atividades que envolveram o uso do ChatGPT para planejamento estratégico, gestão financeira e criação de planilhas e textos. Os participantes aprenderam a integrar ferramentas de IA ao dia a dia profissional de forma ética e eficiente.
Os participantes receberam um e-book exclusivo sobre gestão de carreira, com orientações práticas desde a entrada no mercado até a aposentadoria. Além disso, um vídeo reflexivo, embalado pela música “Hall of Fame”, destacou a importância do planejamento estratégico e da integração de tecnologias inovadoras na Administração.
Os alunos também foram incentivados a refletir sobre ética, inovação e como a tecnologia pode auxiliar na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), reforçando a importância de conduzir projetos de maneira ética e original.
O evento foi encerrado com uma avaliação coletiva, na qual os participantes destacaram o impacto positivo da oficina. O momento foi seguido de um café com trufas, promovendo um espaço descontraído de interação entre estudantes, palestrantes e organizadores.
Para a coordenadora do Curso Superior de Bacharelado em Administração, Pollyana Rufino de Souza Oliveira, “A experiência e expertise da Adm. Stela Beatriz contribuíram significativamente para o desenvolvimento profissional dos estudantes, ampliando o entendimento deles sobre a importância da adaptação às inovações tecnológicas e a gestão de habilidades para lidar com a inteligência artificial no ambiente corporativo.”
A professora garantiu ainda que “A oficina reforçou a necessidade de inovação, planejamento e adoção de tecnologias na Administração, além de evidenciar o papel essencial do administrador como agente de transformação no mercado. Agradecemos a todos os envolvidos por esse momento único e inspirador.”
Texto e fotos da Coordenação do Curso Superior de Bacharelado em Administração