Notícias

Extensão

Ifac forma mais de 700 pessoas pelo Programa Mulheres Mil no Acre

publicado: 12/12/2024 22h47, última modificação: 12/12/2024 22h47
Etapa de certificações foi encerrada no dia 9 de dezembro, com a entrega dos certificados para 157 participantes do curso de microempreendedor individual, em Rio Branco
certificacao mulheres mil (6).png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) encerrou nesta semana, no dia 9 de dezembro, o ciclo de certificações do Programa Mulheres Mil no estado, com uma cerimônia realizada em Rio Branco onde 157 mulheres receberam o certificado do curso de microempreendedor individual. O evento lotou o auditório da reitoria do Ifac, onde estiveram presentes as alunas das oito turmas do curso, amigos, familiares, além de profissionais envolvidos na realização do programa e instituições parceiras.

O programa realizado no Ifac, por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), ofertou no ano de 2024 1008 vagas em cursos profissionalizantes e presenciais, com carga horária de 160h. As vagas foram distribuídas entre os cinco municípios onde o Ifac possui campus: Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira, Rio Branco e Xapuri. Os cursos oferecidos foram de Assistente de Recursos Humanos, Operador de Supermercados, Microempreendedor Individual, Assistente Administrativo e Operador de Caixa.

Somente na capital, com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco,  por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos foram disponibilizadas 480 vagas destinadas às mulheres atendidas pela Divisão Casa Rosa Mulher e CRAS.

certificacao mulheres mil (1).png

Com a finalização das aulas, foram realizadas certificações de 764 mulheres nos meses de setembro, novembro e dezembro. Isso corresponde a aproximadamente 75,79% das vagas preenchidas por concluintes, conforme informou a coordenadora geral do programa, Aldenisa de Lima Acácio Rosetto.

“Mais do que uma qualificação técnica, o programa Mulheres Mil abordou temas fundamentais como autoestima, direitos das mulheres e igualdade de gênero, promovendo o empoderamento feminino de forma mais abrangente. Realizamos palestras sobre saúde da mulher e legislação protetiva, como a Lei Maria da Penha, proporcionando conhecimento e ferramentas práticas para transformar vidas”, destacou a gestora do programa no Ifac.

Segundo Aldenisa, os resultados já podem ser observados entre as mulheres que participaram do programa. “Muitas alunas que participaram já começaram a empreender, abrindo pequenos negócios; outras conquistaram empregos e muitas ingressaram no Ifac como estudantes regulares dos cursos técnicos e de graduação. É gratificante testemunhar como a educação tem o poder de transformar realidades, trazendo novas perspectivas e oportunidades”, comentou.

certificacao mulheres mil (2).png

Certificação - No dia 9 de dezembro, foi realizada a certificação das últimas oito turmas do programa no curso de microempreendedor individual, ofertado em Rio Branco. Estiveram presentes na cerimônia o reitor do Ifac, Fábio Storch de Oliveira; o diretor geral do Campus Rio Branco, Cleilton Sampaio de Farias; a pró-reitora de Extensão do Ifac, Luana Oliveira de Melo; o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Wellington Divino Chaves de Souza, representando o prefeito de Rio Branco; a procuradora-geral de justiça, em exercício, do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Rita de Cássia Nogueira Lima e a presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), Patrícia Dossa.

Em seu pronunciamento, a pró-reitora de Extensão do Ifac, Luana de Melo, destacou o trabalho da equipe de professores e apoio administrativo do Programa Mulheres Mil. Ela também deixou uma mensagem para as formandas: “Esse certificado representa força, coragem e capacidade de transformar vidas. Continuem acreditando em vocês, pois o futuro pertence a mulheres fortes, determinadas e cheias de sonhos como vocês!”

certificacao mulheres mil (3).png

O reitor do Ifac, Fábio Storch, saudou todos os envolvidos na execução do programa, destacando o trabalho dos profissionais e esforços das instituições parceiras. Ele citou os alarmantes dados sobre feminicídios no Brasil e também o número de lares onde as mulheres são as responsáveis.

Parabenizando as mulheres pela conquista, o gestor afirmou: “A gente não tem aqui 157 certificados, mas 157 novos sonhos: de uma sociedade mais justa, com mais oportunidades para homens e mulheres”, comemorou. “Eu não faço ideia das dificuldades que vocês já enfrentaram na vida de vocês e que vocês enfrentaram para estar aqui hoje. Mas eu quero dizer para vocês que o Instituto Federal do Acre acredita no potencial de vocês”, salientou, ao final de sua fala.

Sobre o Mulheres Mil - O Programa Mulheres Mil, é um programa no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), para oferta de cursos de qualificação profissional de mulheres, com 16 anos ou mais de idade, que se encontram em vulnerabilidade e risco social.

certificacao mulheres mil (4).png certificacao mulheres mil (5).png

Fotos: Ciro Facundo/Dscom

registrado em: