Eleição 2024

Conselho Superior homologa resultado da Consulta 2024 do Ifac

publicado: 19/07/2024 16h40, última modificação: 19/07/2024 16h40
A homologação da Consulta Pública 2024 para Reitoria e Diretorias Gerais foi realizada nesta sexta-feira
WhatsApp Image 2024-07-19 at 12.52.56.jpeg

A nomeação do novo reitor e diretores gerais eleitos durante Consulta Pública 2024, do Instituto Federal do Acre (Ifac), será realizada pelo Ministério da Educação (MEC). Nesta sexta-feira (19.07), o resultado do certame foi homologado pelo Conselho Superior, durante transmissão ao vivo, e agora segue para o MEC.

A Consulta Pública do Ifac teve início em abril com a formação da Câmara Especial Preparatória do Processo Eleitoral (CEPPE), que foi responsável por elaborar o regulamento das eleições para Reitoria e Diretorias Gerais de Campi, como também acompanhar o procedimento de escolha de servidores e estudantes que compuseram as Comissões Eleitorais Central e Locais.

A Comissão Eleitoral Central (CEC) foi composta por técnicos-administrativos, docentes e discentes, eleitos pelos segmentos que os representam, e nomeados através do edital complementar nº 06 da CEPPE do Conselho Superior, publicado no Boletim de Serviço Eletrônico do dia 12 de junho de 2024.

De acordo com Decreto nº 6.986/2009, as Comissões Eleitorais foram responsáveis por elaborar normativas, procedimentos de inscrição de candidatos, definir cronograma de realização da Consulta Pública, como também gerir e coordenar todas as etapas desde publicação de editais, recursos, campanhas, votação e resultados.

Como forma de ampliar a transparência do processo eleitoral foi disponibilizado, para comunidade acadêmica, uma página online exclusiva no site do Ifac para divulgação de todas as informações e fases da Consulta Pública 2024.

Pela primeira vez, as eleições no Ifac aconteceram de forma eletrônica. Por meio do sistema Helios Voting, docentes, técnicos-administrativos e estudantes puderam eleger reitor e diretores gerais. Desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Estados Unidos), o sistema Helios Voting permitiu o voto em trânsito, sem a necessidade dos eleitores estarem presentes nas unidades do Ifac.

A votação, que teve início em 12 de julho, foi encerrada às 12h, do dia 15 de julho, com a transmissão ao vivo, pelo canal do Ifac no YouTube, da apuração dos votos e divulgação do resultado preliminar da Consulta Pública 2024.

Cumprindo o cronograma previsto em edital, o resultado final da eleição para Reitoria e Diretorias Gerais do Ifac foi divulgado na última quarta-feira (17.07), tendo sido eleito para o cargo de reitor, o docente Fábio Storch de Oliveira, com 33,37% dos votos, alcançando a maior quantidade de votantes nos três segmentos da eleição (docente, técnico-administrativo e discente).

Para as diretorias gerais dos campi, os eleitos foram: Cleilton Sampaio de Farias (Campus Rio Branco - 40,69%); Matsunaga Paulo de Oliveira Sekiguchi (Campus Baixada do Sol - 36,29%); Sérgio Luiz Pereira Nunes (Campus Xapuri - 49,74%); Daryl de Oliveira Abejdid (Campus Sena Madureira - 51,48%); Denis Borges Tomio (Campus Tarauacá - reeleito com 71,84%); e Raelisson do Nascimento Walter (Campus Cruzeiro do Sul - 51,91%).

registrado em: